Mariana e Ouro Preto realizarão no próximo dia 25 de maio (sábado) o Dia D, para promover a vacinação. Mariana terá mutirão contra a influenza, já Ouro Preto a vacinação será contra a poliomielite.
A Vacinação contra Poliomielite é para as crianças com menos de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias). Já a da Influenza possui público mais amplo, toda a população com mais de 6 meses deve se vacinar.
Em Ouro Preto, além do Dia D, irá ocorrer a segunda chamada do Programa Miguilim, em que crianças, previamente agendadas pela Secretaria Municipal de Saúde, receberam avaliação oftalmológica, avaliação de obesidade metabólica e orientação sobre a saúde bucal.
Os responsáveis pelas crianças que participaram do programa já foram contactados pela Secretaria de Saúde.
Leia também:
- Ouro Preto terá evento de Empreendedorismo Preto Feminino
- É isso aí! Ana Carolina confirmada no aniversário de Ouro Preto
Horário e Locais:
Ouro Preto:
07h às 17h
Policlínica Municipal
Rua Mecânico José Português, 240 – São Cristóvão
Mariana
08h às 14h30
Central de Vacinação
08 às 14h
UBS Cabanas
UBS Bandeirantes
UBS Padre Viegas
UBS Passagem
08 às 13h30
UBS Águas Claras/Cláudio Manuel
Não se esqueça de levar:
- Caderneta de Vacinação;
- Identidade ou CPF;
- Cartão do SUS; e
- Laudo médico (se necessário – influenza).
Programa Miguilim
O Programa Miguilim é uma iniciativa da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), em conjunto com a Secretaria Estadual de Educação (SEE-MG), que visa ampliar as ações de promoção e prevenção de agravos em saúde auditiva e saúde ocular no âmbito escolar nas escolas públicas em todo o estado.
O programa ampliará a abrangência na atenção especializada para a realização de exames de triagem audiológica infantil, de exames oftalmológicos e consultas especializadas em otorrinolaringologia e oftalmologia, favorecendo a identificação precoce de alterações auditivas e visuais.
Além dos exames clínicos especializados, o programa também prevê a concessão de óculos para todos os educandos que tenham indicação, de forma a propiciar a melhor acuidade visual possível.
O nome Miguilim faz alusão a um personagem de Guimarães Rosa, um garoto do Sertão que não entendia o universo dos adultos por causa de uma deficiência visual, mas que passa a enxergar o mundo de uma forma diferente quando ganha óculos.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Graduando em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto. Atua como estagiário no Jornal Galilé e na Rádio Real FM.