Escolas de distritos de Ouro Preto recebem evento sobre a história do Teatro

Dos dias 14 à 16 de maio, escolas da rede municipal de ensino de Ouro Preto receberam o Circuito de Popularização do Teatro nas Escolas. O evento é um aquecimento para o Festival de Popularização do Teatro, cuja terceira edição ocorre entre os dias 24 e 26 de maio. 

O circuito passou pelas escolas de Amarantina, Rodrigo Silva, Cachoeira do Campo, Lavras Novas e Bandeiras (subdistrito de Santa Rita).

“Esse projeto visa levar aos jovens um pouco da história do teatro”, comenta Marcelino Xibil, ator e contador de história formado pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), que guiou os alunos nesta jornada que se inicia pelo teatro mundial e foca no teatro brasileiro, “valorizando a diversidade e a pluralidade das artes dramáticas no Brasil” completa o ator.

Melissa, de 11 anos, aluna da escola de Amarantina, gostou do teatro que foi a sua escola. “Achei muito legal, uma forma muito boa de expressar sentimento, conversar com outras pessoas, se expressar melhor”, comenta a estudante. Ela que aprendeu muito durante a apresentação, gostaria que houvesse mais espetáculos teatrais na sua escola.

Leia também:

Marcelino comenta que muitas vezes os jovens não conhecem o teatro ou nunca foram em um, e vê com bons olhos esse acesso da juventude às artes dramáticas.

Claudia Lena de Jesus, diretora da escola de Cachoeira do Campo, sente falta do teatro dentro da escola, “antes a gente tinha mais parceria”. Destaca ainda a riqueza deste momento, ‘foi muito conhecimento”.

Para o professor Wesley Santinho da escola de Rodrigo Silva, esse tipo de evento ajuda a instigar os alunos a olhar e a produzir arte, “faz os nossos educandos valorizarem a cultura local, a produção da arte, que é algo que eles também podem tá produzindo e valoriza esse patrimônio imaterial presente nesse território que é o fazer arte, respirar arte, viver arte”.

Junior, professor de Geografia da escola de Amarantina, acha que esse tipo de evento ajuda alunos que possuem uma aptidão para arte descobrirem sua vocação.

Marcelino Xibil Circuito de Popularização do Teatro nas Escolas

Gleise Mara Geralda Silva, diretora da Escola de Rodrigo Silva, disse que as crianças adoraram a apresentação de Marcelino Xibil, “é uma viagem pela história do teatro, é muito importante para os alunos conhecerem um pouquinho para valorizarem o teatro”.

“É de muita importância para nós do Festival de Popularização de Teatro poder descentralizar a cultura aqui do nosso polo de Ouro Preto, levando para as escolas dos distritos a histórias do teatro”, ressaltou Leandro Borba, coordenador do evento.

O Circuito encerrou suas atividades hoje, mas o teatro segue em terras ouro-pretanos, a partir da próxima sexta (24) começa o Festival de Popularização do Teatro, que trará nomes como Nerso da Capitinga, Filomena e a Companhia de Teatro Melhores do Mundo com conhecida peça Hermanoteu na Terra de Godah. 

Clique aqui e confira a programação completa!

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

Leave a Comment