Encontro de Folia de Reis mantem viva manifestação de mais de 300 anos no Natal de Ouro Preto

Encontro de Folia de Reis mantem viva manifestação de mais de 300 anos no Natal de Ouro Preto

No último sábado (16), o Museu Casa dos Contos recebeu o Encontro de Folia de Reis de várias partes do município de Ouro Preto. Celso Gomes, participante da folia do povoado de Mata dos Palmitos, pertencente ao distrito de Santa Rita, ressaltou a importância de manter a tradição de cantar nos presépios, durante o período natalino:

“A folia de reis de Mata dos Palmitos tem mais de 40 anos de tradição e segue a tradição de rodar nas comunidades vizinhas para arrecadar benefícios para a comunidade e a paróquia de Santa Rita de Ouro Preto. Procuramos manter essa tradição, mas não é fácil. Uma tradição assim não deveria acabar”.

Ismael Valério, participante da folia de reis do distrito de Santo Antônio do Leite, também participou do encontro. Ao contar a longa história dessa tradição, ele afirma que os versos cantados são para pessoas de todas as idades e crenças:

“A folia de Santo Antônio do Leite é muito antiga. Se for contar pelos meus meus tataravós, ela tem mais de 200 anos. Santo Antônio do Leite é grande e em todas as casas que nós entramos, estamos cantando. A gente agradece cantando, cada verso para as donas, para as crianças, para os velhos, pessoas de todas as classes.”

A Coordenadora do Encontro de Folia de Reis, Solange Palazzi, comentou a sobre como a tradição histórica se manteve em Ouro Preto e em seus respectivos distritos:

“As folias de reis são uma tradição no município de Ouro Preto desde a sua fundação. Nós temos histórias de grandes grupos que andavam entre o Natal e o dia 6. Durante os séculos XVIII e XIX, a troca de presentes era no dia 6, então existe toda uma tradição de Folia de Reis que se espalha por todo o município. No Natal, a folia anda cantando, anunciando o ano novo, trazendo essa beleza simples e singela, mas que é muito importante para a história e para a cultura de Ouro Preto. E apesar de ser uma herança européia, a tradição das folias de reis aqui em Minas se manteve pelos escravizados”.

Folia de Reis é uma festa celebrada pela Igreja Católica como forma de comemorar a visita dos três reis magos a Jesus, feita após seu nascimento.

Leia também:

Aberto no dia 8, o Natal de Ouro Preto trouxe famílias inteiras para as ruas da cidade histórica e visitantes de várias partes do país, para acompanhar cortejos, apresentações artísticas e culturais e, também, para registrar os melhores ângulos da iluminação que deu cores diferentes para ruas e praças. Segundo o coordenador geral do evento, Gilson Fernandes Antunes Martins, o Natal de Ouro Preto – Luz e História tem demonstrando que a cidade também tem potencial para receber visitantes nas semanas que antecedem o Natal. “Temos observado que, além das famílias da comunidade, que estão aproveitando muito a programação, há muitos visitantes que reservam tempo na estadia para conhecer as tradições do Natal ouro-pretano, para acompanhar os cortejos e levar para casa recordações como a foto com o Papai e a Mamãe Noel”, comemora.

Notícias relacionadas

One Thought to “Encontro de Folia de Reis mantem viva manifestação de mais de 300 anos no Natal de Ouro Preto”

  1. […] Encontro de Folia de Reis mantem viva manifestação de mais de 300 anos no Natal de Ouro Preto […]

Leave a Comment