O Museu Boulieu, em Ouro Preto, se prepara para receber na série “Música de Câmara” o Duo Mitre. É um projeto da renomada Orquestra Ouro Preto que promove apresentações intimistas com grandes talentos da música mineira. A primeira apresentação, marcada para o dia 31 de maio às 20h, contará com a dupla formada pela pianista Luísa Mitre e pela percussionista Natália Mitre. O concerto, com entrada gratuita, promete uma experiência musical repleta de excelência e versatilidade.
Leia mais: Ouro Preto anuncia eleição para criação do Conselho dos Direitos LGBTQIAP+
Com a curadoria do maestro Rodrigo Toffolo, a série “Música de Câmara” trará ao longo do ano uma programação diversificada, com a participação de duos, trios e quartetos compostos por artistas que são referência em seus instrumentos e se destacam tanto no universo da música sinfônica quanto na música popular.
O Duo Mitre, que está junto desde o início de suas carreiras musicais, traz uma conexão musical intensa que se reflete em suas performances e criações. Com o objetivo de valorizar e difundir a música instrumental brasileira, as artistas lançaram em 2021 o álbum “Seiva”, que recebeu o II Prêmio da Música Popular Mineira na categoria “Melhor Álbum Instrumental”. No concerto em Ouro Preto, além das composições autorais, o repertório também incluirá obras de mulheres instrumentistas renomadas, como Chiquinha Gonzaga, Lea Freire e Tânia Maria, buscando valorizar a produção feminina na música instrumental.
A formação do duo, composto por vibrafone e piano, ou piano e percussão, é considerada divertida e desafiadora pelas artistas. “É mais minimalista para executar tantos elementos musicais, mas não nos faltam referências, que são nossas inspirações, como o duo de Naná Vasconcelos e Egberto Gismonti ou o de Gary Burton e Chick Corea”, destaca Natália Mitre. Além da parte musical, durante o show, o Duo Mitre também compartilha histórias sobre as músicas e busca estabelecer uma relação mais próxima com o público.
Leia mais: XIX Rock Generator acontecerá em Ouro Preto neste final de semana
O projeto “Música de Câmara” é fruto da parceria entre a Orquestra Ouro Preto, o Instituto Cultural Vale e o Museu Boulieu, e busca alinhar-se à vocação do espaço, localizado na entrada da cidade histórica de Ouro Preto. Valorizando as tradições e a arte barroca, sem perder o olhar contemporâneo, a série promete encantar o público com apresentações de alta qualidade e uma atmosfera única.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Pois então Siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.