Duarte Júnior lança pré-candidatura a prefeito de Ouro Preto

Aconteceu ontem (20) , no clube XV de Novembro em Ouro Preto, o lançamento da pré-candidatura a prefeito de Duarte Júnior (Republicanos). Atualmente deputado federal, ele já foi prefeito da cidade vizinha Mariana por 5 anos. Sem anunciar vice e com o slogan “Gente que cuida de gente”, Júnior fez um discurso pregando a mudança, além de já delimitar alguns pontos focais da futura campanha.

No local do anúncio, vários apoiadores discursaram em prol de valorizar a figura de Duarte. Entre as autoridades estiveram o Deputado Estadual Adriano Alvarenga (PP) e o titular do cargo em que ele tomou posse – que é também presidente do Republicanos- MG – Euclydes Petersen. Marcaram presença também outros políticos de cidades vizinhas. Nenhum membro do atual legislativo de Ouro Preto esteve presente.

Durante seu discurso, ele relembrou sua trajetória política, destacando sua eleição como o vereador mais jovem de Minas Gerais aos 18 anos, e suas experiências como vice-prefeito e prefeito. Além de já fazer aceno por um programa ‘Tarifa Zero’ em Ouro Preto e uma auditoria completa na Saneouro, o parlamentar finalizou reafirmando seu compromisso total com a pré-candidatura, destacando que vai deixar o cargo de deputado federal em Julho, com o intuito de ouvir a população e apresentar propostas.

Leia também:

Entrevista de Duarte Júnior ao Jornal Galilé

Dia do lançamento da sua pré-candidatura, como fica o sentimento?

“Olha, eu estou disputando eleições desde os meus 18 anos, mas posso ser sincero em dizer que o coração está disparado. Sabe aquela sensação da primeira vez? Essa sensação que movimenta. Estou muito feliz, é um desafio, e eu sei o tamanho da responsabilidade. Já não sou nenhum aventureiro, sei os problemas que Ouro Preto enfrenta, sei o que a população espera e me sinto extremamente preparado para, sem dúvida alguma, apresentar as propostas. Tenho certeza de que as pessoas que vão votar com consciência, que vão analisar as propostas dos candidatos, estarão escolhendo pelo Republicanos.”

E o Vice?

“Eu vou continuar conversando, né? Temos outros bons nomes colocados. A política é construção. Como eu disse, respeitando os adversários, podem bater à vontade, a casca aqui está dura. As pessoas sabem discernir a verdade da mentira. Agora, é construção para encontrar o nome para composição. Na campanha, vamos mostrar muitas coisas. Em julho, vou me licenciar da Câmara para me dedicar totalmente à minha pré-candidatura aqui em Ouro Preto.”

Duarte Júnior lança pré-candidatura a prefeito de Ouro Preto
Euclydes, Duarte e Adriano. Foto: Igor Varejano

Em 2022, você obteve 7.223 votos em Ouro Preto. Como aumentar sua base de votos?

“Através das propostas e ouvindo as pessoas. Quero andar e visitar mais. Em julho, me afastarei do cargo de deputado federal para estar mais próximo das pessoas, entendendo o que realmente querem de mudança em seus bairros e vidas. Isso passa pela administração municipal. Tenho certeza de que as pessoas entenderão.”

Em 2020, a pauta das eleições foi a Saneouro. Como você encara esse tema?

“Precisamos de responsabilidade ao falar desse tema. Podemos questionar o contrato judicialmente para demonstrar falhas e suspendê-lo, mas é um contrato de quatro anos que não foi questionado judicialmente. Precisamos de uma auditoria séria para entender os vícios e minimizar o sofrimento da população com o valor cobrado.”

E o apoio do senador Cleitinho aqui em Ouro Preto? Qual tipo de apoio vocês buscam costurar?

Contexto: Pouco antes de começar, surgiu um burburinho no salão de que o senador Cleitinho estaria em Ouro Preto. Ele não marcou presença, mas mandou recado.

“O Cleitinho é do Republicanos, né? Assim como o Euclides. Estamos no mesmo partido. Ele sempre diz isso: na primeira eleição dele, quando ainda nem era deputado estadual, o único prefeito que o recebeu fui eu. Nós abrimos espaço para ele, então temos uma história que vai além da ideologia política. O que queremos é construir respeitando as opiniões divergentes e os nossos adversários, mas mostrar que estamos preparados e que temos as propostas que farão a diferença para Ouro Preto.”

Você em de Ouro Preto e seu irmão é pré-candidato em Mariana. Como é essa relação das duas campanhas?

Contexto: Juliano Duarte , irmão de Du, é pré-candidato à prefeito de Mariana. No lançamento de ontem, ele não esteve presente.

“Cada um respeita a candidatura do outro em seus municípios. Ele não interfere nas eleições daqui, e eu respeito a opinião dele. Ele continua fazendo um bom trabalho em Mariana, e eu apresento o meu trabalho aqui.”

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

Leave a Comment