O prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física vai de 7 de março até o dia 31 de maio
Há pouco menos de um mês do início da entrega da Declaração de Imposto de Renda 2023, é hora de juntar os documentos para não travar na hora do preenchimento. Informes de rendimento devem ser entregues pelas empresas até 28 de fevereiro.
A mesma data vale para bancos, instituições financeiras e corretoras de valores, que devem disponibilizar documento contendo os rendimentos das aplicações financeiras referentes ao ano-calendário 2022.
Caso esses informes não sejam entregues até a metade deste mês, é recomendado ao contribuinte fazer a solicitação para evitar perda do prazo.
+ Quem terá de declarar Imposto de Renda este ano?
Outros documentos necessários para declaração do imposto de renda são:
- comprovantes e controles de recebimento de doações, heranças, Livro Caixa e Darfs de Carnê-Leão;
- resgate de Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, Seguro de Vida, indenizações e acordos com redução de dívidas.
- informes de pagamentos de assistência médica e odontológica, Seguro Saúde, Reembolsos por atendimento médico prestado pelo Seguro Saúde, de Escolas – desde creches até doutorado;
- e Previdência Privada.
Quem faz a declaração completa também deve separar comprovantes de pagamentos, por exemplo, de previdência social, gastos com profissionais de saúde, exames, próteses, equipamentos com aparelhos ortopédicos e cadeiras de rodas, calçados ortopédicos, despesas com internação e recibos de doações efetuadas.
Os comprovantes de bens e direitos referentes a compra, venda ou permuta de bens, notas fiscais e recibos de construção, reforma ou ampliação de imóveis e demonstrativos de apuração de ganhos no mercado financeiro, moedas estrangeiras e criptomoedas.
Informações necessárias
No âmbito pessoal, são necessárias informações sobre identificação, como CPF, data de nascimento e grau de parentesco de dependentes, endereço atualizado, cópia da última Declaração de Imposto de Renda entregue, atividade profissional exercida e dados da conta bancária, se houver restituição ou débito de cotas do imposto apurado.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias de Ouro Preto, Mariana, Itabirito e de Minas Gerais? Siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Fundado em 1990 por Francelina e Arnaldo Drummond do antigo Instituto de Arte e Cultura da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), o jornal nascia em meio a uma onda democrática, que inspirava os brasileiros naquele momento. Tendo como objetivo levar informação aos cidadãos ouro-pretanos, o Galilé se diferenciava dos demais concorrentes por ser um jornal de opinião, oferecendo um pensamento crítico acerca da realidade ouro-pretana e brasileira.