Dança das cadeiras: fim da janela partidária gera troca de partidos entre vereadores de Ouro Preto

O fim da janela partidária em Ouro Preto está movimentando cenário político na cidade. Até hoje (05), os vereadores precisam definir sua sigla, seguindo as regras do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por isso, grande parte dos parlamentares com mandato trocaram de partido nos últimos dias. Além disso, existe a necessidade dos partidos se adequarem às novas obrigações da autoridade maior.

Em uma reportagem do repórter Antônio Isidoro, o vereador Naércio Ferreira, que deixou o Republicanos para se juntar ao PSD, revelou que tomou essa decisão por conta do afastamento de seu antigo partido da base eleitoral do prefeito Angelo Oswaldo e da vice Regina Braga. A vice, inclusive, também era do Republicanos e agora se tornou presidente do PSD. Quem fez essa mesma movimentação foi Reginaldo do Tavico.

Leia também:

Temos a certeza de que temos chances de conquistar até quatro vereadores no futuro, quando for o momento certo, de acordo com a legislação eleitoral (…) Saímos por que Entendemos que o partido não estava alinhado com a Onda Verde, nem com a administração do Prefeito Ângelo Oswaldo e sua vice, o que nos levou a tomar essa decisão em busca do melhor para nosso projeto político“, explicou Naércio.

Outros vereadores também estão em processo de transição partidária. O vereador Sandrinho, por exemplo, revelou que está sem partido no momento e que está considerando ingressar no PDT, da vereadora Lilian França. Luiz Gonzaga, que fazia parte do PL há anos, também deixou sua sigla, integrando o quadro de filiados ao PSB. Alex Brito já havia saído do Cidadania para entrar no Solidariedade.

DIFICULDADE EM FORMAR CHAPAS GERA READEQUAÇÕES NOS PARTIDOS

Quem também saiu de seu antigo partido foi o vice-presidente da Câmara de Ouro Preto, Renato Zoroastro. O parlamentar, que fazia parte do MDB, agora deve ser pré-candidato pelo PSB. De acordo com Zoroastro, a sua saída do partido do ex-prefeito Júlio Pimenta se deu sem conflito.

Ao repórter Isidoro, Zoroastro explicou o porquê dos partidos da base do governo formarem blocos de dois vereadores por sigla. De acordo com ele, as coligações estão enfrentando dificuldades para encontrar candidatos. Por isso, essa divisão gera maior equidade no pleito. Vale destacar que os outros dois parlamentares eleitos do MDB são da oposição – Mercinho e Luciano Barbosa – e muito ligados à Pimenta.

Como a base do governo é composta por 12 vereadores e, de acordo com a quantidade de partidos que estão sendo disponibilizados para composição da chapa, acaba que fica inviável, né? Até mesmo pela dificuldade de encontrar candidatos, certo? A gente achou que isso não fosse acontecer. Porque na última eleição era possível ter até 23 candidatos, e nesta agora são 16. E o que estamos percebendo é que há menos candidatos. A gente achou que inicialmente fosse fácil compor as chapas, e o que não está acontecendo. Muitas pessoas não estão desistindo, não querem ser candidatos. Então, como o governo é composto por 12 vereadores da base. A Federação, composta pelo PVP, PT e PCdoB, ficou com três vereadores eleitos, né? Que têm mandato hoje em dia. E até então é a única que tem três“, destacou Zoroastro a Isidoro.

Dança das cadeiras: fim da janela partidária gera troca de partidos entre vereadores de Ouro Preto
Renato Zoroastro agora é do PSB. Foto: CMOP

Além do prazo para a troca de partido, até amanhã (06) os membros do executivo municipal que desejam pleitear uma vaga na Câmara em 2025, precisam deixar os seus cargos. O vereador Naércio Ferreira, afirmou na reunião da última quinta que o secretário de Segurança Pública Juscelino Gonçalves e o secretário de Esportes Marquinho, deverão sair da prefeitura para se inscrever em algumas dessas chapas.

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

2 Thoughts to “Dança das cadeiras: fim da janela partidária gera troca de partidos entre vereadores de Ouro Preto”

  1. […] Dança das cadeiras: fim da janela partidária gera troca de partidos entre vereadores de Ouro Preto […]

  2. […] jornal Galilé já havia antecipado algumas movimentações na última sexta-feira. Contudo, até o encerramento oficial do prazo, outras composições foram oficializadas. Tanto os […]

Leave a Comment