Covid ou Dengue? Veja as diferenças dos sintomas das duas doenças

A confusão entre as diferenças dos sintomas da dengue e da Covid-19 é comum, já que ambas as doenças compartilham febre, dor de cabeça, dores no corpo e cansaço muscular. Para ajudar na diferenciação, o Ministério da Saúde ressalta que a evolução dos sinais e sintomas pode indicar o diagnóstico adequado, e é fundamental procurar atendimento médico ao surgir qualquer sintoma.

A DENGUE

A dengue, transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti, apresenta sintomas como febre alta, dores no corpo, atrás dos olhos, articulações, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas na pele. Embora a infecção possa ser assintomática, a febre alta é geralmente a primeira manifestação.

Leia também:

A COVID

Por outro lado, a Covid-19, transmitida por gotículas respiratórias, apresenta casos leves com sintomas como tosse, dor de garganta, anosmia, ageusia, diarreia, febre, calafrios, mialgia, coriza, fadiga e cefaleia. Casos moderados podem incluir piora progressiva e sinais de pneumonia, enquanto casos graves envolvem dispneia, pressão persistente no tórax ou saturação de oxigênio abaixo de 95%.

Mesmo com as diferenças, o diagnóstico para ambas as doenças pode ser feito por exame clínico dos sintomas e, se necessário, por exame de sangue para a dengue e testes laboratoriais para a Covid, disponíveis no SUS. A busca por atendimento médico é crucial para uma avaliação adequada e o início do tratamento.

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Pois então Siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

Leave a Comment