‘Minas Santa’: turismo religioso é a aposta do estado para 2024

Com o intuito de investir no turismo religioso, o estado de Minas Gerais deve lançar na próxima semana a programação da Semana Santa em mais de 700 municípios.  Na próxima segunda-feira (19/2), às 10h, com a presença do governador Romeu Zema, será apresentado o projeto turístico “Minas Santa 2024”.

Com o lançamento marcado para o topo da Serra da Piedade, localizada em Caeté, na região metropolitana de Belo Horizonte, durante uma missa em ação de graças conduzida por Dom Walmor Oliveira de Azevedo, arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, o projeto turístico estabeleceu parcerias essenciais. O governo de Minas colabora com a Rede de Gestores Municipais de Cultura e Turismo de Minas Gerais, o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG), a Associação Mineira dos Municípios (AMM) e a Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais (Fecitur).

De 24 a 30 de março, as cidades devem receber visitantes de todo o Brasil, interessados em conhecer as igrejas históricas espalhadas pela rota da fé mineira. Os dias da Semana Santa contam com período de procissões, ofícios em latim, missas solenes, encenações da Paixão de Cristo e ritos que remontam ao século 18.

Leia também:

Angelo Oswaldo, prefeito de Ouro Preto e presidente da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais, representará a instituição na reunião no alto da Serra da Piedade, onde há duas basílicas – uma delas, a ermida do século 18, a menor basílica do mundo, guarda a imagem da padroeira de Minas, Nossa Senhora da Piedade, atribuída a Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho (1738-1814). A associação congrega 30 municípios, com quatro patrimônios culturais mundiais (Ouro Preto, Congonhas, Diamantina e a Pampulha, em BH) e mais de 50% de todo o patrimônio histórico tombado no Brasil.

CARNAVAL? NÃO, SEMANA SANTA!

O secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, destaca que a participação no evento turístico “Minas Santa” não se limitará apenas às cidades históricas, mas incluirá municípios de todo o estado de Minas Gerais. O foco será promover a Semana Santa como um atrativo turístico, especialmente destacando as cidades com bens reconhecidos como patrimônio imaterial, como o toque dos sinos de São João del-Rei, na Região do Campo das Vertentes.

O secretário menciona que, no ano anterior, o aumento significativo no turismo em Minas Gerais não foi impulsionado pelo carnaval, mas sim pela Semana Santa. Durante a primeira edição do programa Minas Santa, realizado em abril, houve um crescimento de 730% acima da média nacional no setor turístico. O programa consiste em apresentar as atividades relacionadas ao período da Semana Santa nos municípios, destacando o patrimônio cultural, como a arte barroca, igrejas, imagens, entre outros elementos, para atrair visitantes, seguindo uma abordagem conhecida como “turismo da fé”.

A SEMANA SANTA EM OURO PRETO

Durante a Semana Santa, Ouro Preto se torna palco de expressões culturais mineiras. As paróquias Nossa Senhora do Pilar e Nossa Senhora da Conceição convidam comunidades, fiéis e visitantes para as solenidades da Semana Santa de 2024, celebrando os mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição.

O evento conta com a participação de diversas entidades religiosas e agradece o apoio de bispos, sacerdotes, diáconos e instituições parceiras. Flávio Malta, secretário Municipal de Turismo e Cultura, destaca a importância do lançamento da Semana Santa de Minas Gerais em Caeté para atrair turistas ao estado, especialmente a Ouro Preto.

A subida da Basílica do Pilar à Igreja do Rosário. Foto: Ane Souz

A programação inclui celebrações quaresmais, o Setenário das Dores de Maria, eventos na Basílica de Nossa Senhora do Pilar e no Santuário de Nossa Senhora da Conceição, além de atividades específicas para cada dia da Semana Santa, como Via Sacra, missas, procissões e outras cerimônias litúrgicas. O objetivo é destacar a riqueza cultural e religiosa da região, promovendo a Semana Santa como atração turística.

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Pois então Siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

Leave a Comment