Campeão da Série B, o Cruzeiro trabalha na reformulação de seu elenco para 2023. A diretoria celeste pretende trabalhar com 26 jogadores em seu plantel e já faz algumas articulações para saídas de jogadores. Ao mesmo tempo, a Raposa também pretende fazer de 15 a 16 contratações e alguns nomes já começam a ganhar força nos bastidores do clube. A primeira delas já foi anunciada, trata-se do zagueiro Neris, que estava no Al Hazm, da Arábia Saudita. Além dele, o goleiro do Athletico-PR, Anderson, assinou um pré-contrato com o time mineiro. Confira outros atletas que podem chegar á Toca da Raposa II:
Dudu
O Cruzeiro formalizou, na quarta-feira (16), uma proposta de empréstimo para o lateral-direito do Atlético-GO, Dudu, de 25 anos. Natural de Brasília (DF), ele começou sua carreira no Figueirense e, ainda nas categorias de base, se transferiu para o Internacional. Em 2020, o jogador foi emprestado Atlético-GO, onde fez 44 jogos naquele ano, marcou um gol e deu três assistências.
Em 2021, também pelo Atlético-GO, Dudu disputou 49 jogos e deus duas assistências. Já neste ano, o lateral alcançou seus melhores números, sendo escalado 46 vezes, marcando três gols e dando seis passes para gol.
Wellington Rato
Outra proposta que o Cruzeiro fez na quarta-feira foi para o meio-campista Wellington Rato, de 30 anos. Natural do Rio de Janeiro, ele começou nas categorias de base do Audax, onde estreou como profissional em 2013, aos 21 anos. No primeiro ano dentro do time principal, ele fez 10 partidas e marcou um gol. No segundo, ele disputou outros 11 jogos e se transferiu para o Red Bull Brasil.
Em 2017, Wellington Rato passou pela Caldense, marcando quatro gols em 15 jogos, chegando até a marcar contra o Cruzeiro, na derrota por 2 a 1 no Campeonato Mineiro daquele ano.
Depois disso, Wellington Rato passou por Sampaio Corrêa, onde fez 34 jogos, marcou um gol e deu cinco assistências; Ferroviário, de Fortaleza, onde esteve em 22 partidas e marcou sete tentos.
Em 2020, o meio-campista chegou ao Atlético-GO. Naquele ano, ele disputou 25 jogos, fez dois gols e deu quatro assistências. Ele acabou perdendo espaço no ano seguinte, sendo emprestado ao V-Varen Nagasaki, do Japão. Por lá, fez 23 partidas, marcou sete tentos e deu dois passes para gol.
Wellington Rato foi o principal nome do Atlético-GO nesta temporada, fazendo 70 jogos, marcando 15 gols e dando sete assistências.
Rafael Bilu
Outro jogador que está na mira do Cruzeiro é o atacante Rafael Bilu, ex-Criciúma, de 23 anos, que não renovou seu contrato com o time catarinense e está livre para acertar com qualquer clube para a próxima temporada.
Rafael Bilu estava no Criciúma desde fevereiro deste ano. Com a camisa do Tigre, ele fez 21 jogos e marcou apenas um gol. O atacante sofreu uma lesão parcial do ligamento cruzado posterior do joelho esquerdo e só retornou aos gramados no final da Série B.
Revelado nas categorias de base do Corinthians, Rafael Bilu atuou pelo Mirassol, CSA e Juventude.
Junior Hernández
O lateral-esquerdo Junior Hernández, de 23 anos, é um nome que agrada a comissão técnica cruzeirense. Revelado pelo Tolima, o colombiano está em seu quarto ano como profissional. Desde 2019, ele disputou 107 partidas. Neste ano, ele fez 51 jogos, marcou três gols e deu cinco assistências.
Em outubro, o lateral-esquerdo chegou a ser convocado para a Seleção Colombiana, que passa por um processo de reformulação depois de não se classificar para a Copa do Mundo, no Catar. Porém, não entrou em campo representando seu país.
Pedro Raul
Um dos destaques da Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro desta temporada, Pedro Raul se despediu do Goiás na segunda-feira (14). Ele é especulado pelo Cruzeiro, Vasco e Corinthians, mas pertence atualmente ao Kashiwa Reysol, do Japão.
Neste ano, Pedro Raul marcou 26 gols em 50 jogos, o que valorizou o seu nome dentro do mercado brasileiro. O valor estipulado pelo Kashiwa Reysol é de 4 milhões de dólares (cerca de R$ 20,9 milhões). Apesar do jogador ver com bons olhos a oportunidade de jogar a Copa Libertadores com o Corinthians, o Timão entende que não há condições de entrar em leilão.
Antes de chegar por empréstimo ao Goiás, Pedro Raul teve passagens por Cruzeiro-RS, Aimoré, Vitória de Guimarães-POR, Atlético-GO, Botafogo, Kashiwa Reysol-JAP e Juárez-MEX.
Messias
Há pouco mais de um mês, o Cruzeiro fez uma consulta pelo zagueiro Messias, de 28 anos, do Ceará. Os dirigentes dos dois clubes buscam a viabilidade de uma eventual transferência, porém, até aqui, não há negociações em curso.
Messias passou pelas categorias de base do Cruzeiro, mas se destacou como jogador do América. Entre 2017 e 2018, ele disputou 97 jogos e marcou quatro gols pelo Coelho.
Em 2019, o zagueiro foi emprestado ao Rio Ave, de Portugal, mas retornou ao Coelho no ano seguinte, sendo novamente um destaque. Naquela temporada, Messias entrou em campo 46 vezes e marcou três gols.
No ano passado, Messias foi comprado pelo Ceará por cerca de R$ 2 milhões por 50% dos direitos econômicos e assinou um contrato até o fim de 2023. Em duas temporadas pelo Vozão, o zagueiro disputou 95 jogos e marcou três gols.
Jornalista graduado pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), tendo passagens pelo Mais Minas, Agência Primaz e Estado de Minas.