Nos últimos quatro dias, os casos confirmados de dengue em Minas Gerais aumentaram 31,7%. Na segunda-feira (29), os índices eram de 23.389, enquanto quinta-feira (01), houve um salto para 30.808. Nesse sentido, o número de mortes, segundo o Painel de Monitoramento de Casos de Dengue, da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), é de cinco confirmações pelo estado.
Hoje (02), durante coletiva de imprensa, Fábio Bacchereti, o secretário de Saúde de Minas Gerais, falou sobre a situação das vacinas contra a dengue. O prazo estimado anteriormente, para a remessa de vacinas, era o final do mês de fevereiro, quando o grupo de 10 a 14 anos receberia o imunizante. Agora, a data estimada é o mês de novembro.
A expectativa é que até novembro devemos receber as vacinas”
afirma Fábio Bacchereti.
Definiu-se a prorrogação do prazo em reunião da pasta com o Conselho de Saúde do Governo Federal, em Brasília, ontem (01). Assim, divulgou-se o cronograma de remessas para os governos estaduais. Entretanto, o mês exato da chegada à Minas Gerais não foi dito na coletiva.
Leia também:
Casos de dengue e óbitos
A Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais confirmou cinco mortes ocasionadas pela dengue em 2024. O registro dos óbitos ocorreu em diferentes cidades, entenda:
- Monte Belo – uma mulher na faixa etária entre 70-79 anos;
- Belo Horizonte – uma mulher na faixa etária entre 20-29 anos;
- Arceburgo – um homem na faixa etária entre 80-89 anos;
- Lagoa Santa – uma mulher na faixa etária entre 30-39 anos;
- Sete Lagoas – uma menina na faixa etária entre 1-9 anos.
Segundo o boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde de Minas, três entre cinco dos óbitos confirmados são de pessoas sem comorbidades. Já os pacientes que faleceram com doenças pré-existentes tinham questões hematológicas e de hipertensão.
Dessa forma, durante os próximas dias, devem atualizar a contabilização de mortes. Atualmente, há registro de 30.808 casos de dengue em MG. Desses, 407 considerados graves ou com sinal de alarme.
No caso da chikungunya, houve uma morte pela doença no estado e não há registro de morte por zika em Minas. Desde 27 de janeiro, Minas está em alerta de emergência de saúde pública por causa da alta incidência de casos de dengue e chikungunya.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista em formação pela Universidade Federal de Ouro Preto. Fascinada pela arte da comunicação e seus desdobramentos. Estagiária no Jornal Galilé e na Rádio Real FM.
[…] Casos de dengue em MG crescem 31% em quatro dias; secretário de Saúde diz que vacinas devem chega… […]