Um dos carnavais mais tradicionais do país está próximo de retornar ao seu modelo presencial após dois anos. Há menos de dois meses da realização do carnaval de Ouro Preto, ainda existe uma pequena incerteza, devido ao aumento de casos de Covid-19 na cidade entre os meses de novembro e dezembro. No entanto, se a festa acontecesse no atual cenário pandêmico, não haveria nenhuma restrição, já que o número de internação não acompanhou a evolução da disseminação do vírus, graças à vacina.
“O que temos que monitorar semanalmente é a evolução da Covid-19. A pandemia ainda existe, tem uma estabilidade, mas entre novembro e dezembro nós tivemos uma elevação no número de casos positivos. Uma das coisas mais importantes é que, mesmo com essa elevação, há uma taxa de internação muito baixa. Isso é consequência da imunização da população. Então, a pessoa imunizada não está se tornando casos graves. Mas, ainda estamos com números altos, tendo uma média de 150 positivos semanalmente. Também temos que monitorar o período após a festividade de Natal e a festa de virada de ano, bem como com relação ao carnaval”, afirmou o secretário de Saúde de Ouro Preto, Leandro Moreira.
+ Pela primeira vez na história, Prefeitura de Ouro Preto faz repasse antecipado às Escolas de Samba
O boletim epidemiológico mais recente, disponibilizado pela Prefeitura Municipal, referente à semana do dia 17 ao dia 26 de dezembro, mostra que 169 novos casos de Covid-19 foram confirmados em Ouro Preto, totalizando em 16.790 infectados já detectados na cidade. O uso de máscaras permanece facultativo no município, inclusive no transporte coletivo.
“Hoje não teria necessidade de restrição, acompanhando a evolução da pandemia como um todo dentro do nosso país. Mas, como ainda tem dois meses de diferença e a gente acompanha diariamente as notas, vamos acompanhando as orientações do Estado e do Ministério da Saúde. Se fosse hoje, o carnaval poderia acontecer normalmente”, finalizou Leandro Moreira.
De acordo com o “vacinômetro” da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), Ouro Preto vacinou 104,04% pessoas com a primeira dose do imunizante contra a Covid-19, 103,09% com a segunda ou dose única, 93,74% com a primeira dose de reforço e 42,17% com a segunda dose de reforço.
Jornalista graduado pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), tendo passagens pelo Mais Minas, Agência Primaz e Estado de Minas.
[…] + Cenário pandêmico não ameaça realização do carnaval, garante secretário de Saúde de Ouro Pre… […]