Hoje (24), em Coletiva de Imprensa, a Prefeitura realizou o anúncio do Carnaval de Mariana 2024, que acontece entre os dias 08 e 13 de fevereiro. Nesse sentido, estavam presentes o prefeito Celso Cota, o secretário de Patrimônio Histórico, Cultura, Turismo e Lazer, Gustavo Leite, o vice-prefeito Cristiano Vilas Boas e a secretária de Segurança Pública, Marta Guido.
Para as festas deste ano estão previstas apresentações, escolas de samba, blocos de rua, artistas inscritos, barraqueiros, associações culturais e shows diversos. O Carnaval de Mariana resgatará lendas da cidade, sendo elas: Noiva de Furquim; Capitão Jack; Caboclo D’água; Procissão das Almas; Maria Sabão e Mãe D’Ouro.
Haverá festividades na Praça Gomes Freire (Jardim de Mariana), Praça Cláudio Manoel, Praça Tancredo Neves e o desfile de escolas de samba na Avenida Getúlio Vargas. Assim, as escolas que vão desfilar são:
- Vila do Carmo;
- Morro da Saudade;
- Vila do Carmo (Mirim);
- Maestro Athayde (Mirim).
A gente está trabalhando – neste Carnaval – buscar a valorização da nossa cultura com as lendas de Mariana. O artista plástico Camaleão fez a identificação, através de relatos históricos que a gente tem, com o desenho de cada um desses personagens. O tema do Carnaval este ano é ‘Fantasias da nossa história’, para que a gente tenha essa valorização”
pontua Gustavo Leite, secretário de Patrimônio Histórico, Cultura, Turismo e Lazer.
Quais são as lendas?
- Noiva de Furquim: reza a lenda que uma mulher sofreu um acidente na rodovia, próximo ao distrito de Furquim, na véspera de seu casamento e perdeu a aliança. Desde então, motoristas relatam ver uma jovem, vestida de noiva, na beira da estrada, procurando o anel. Algumas pessoas contam que cederam carona à moça mas, logo depois de entrar no carro, ela desapareceu.
- Capitão Jack: foi um soldado inglês que trabalhou na Mina de Passagem na época do Ciclo do Ouro, em Mariana, quando houve uma explosão que o levou à morte. Desde então, pessoas afirmam avistar um homem montado em um cavalo falando inglês pelos arredores da Mina.
- Caboclo D’água: é uma criatura que assombra os pescadores e navegantes locais ao longo do Ribeirão do Carmo. A forma da criatura ainda não é definida, há quem diga que é uma mistura de galinha, lagarto e macaco, ou ainda, uma espécie de réptil.
- Procissão das Almas: na madrugada do Sábado de Aleluia os mortos saem em procissão no Centro Histórico. Certa vez, uma mulher fofoqueira observava a rua quando a procissão das almas estava de passagem. Um dos integrantes deixou com ela uma vela acesa e falou que voltaria para buscá-la. Quando retornou, a mulher viu que a vela se transformou em osso.
- Maria Sabão: era uma mulher escravizada que morava em Passagem de Mariana. Ela fazia sabão com gordura de abacate para lavar as roupa dos escravizados e da casa grande. Quando faltava abacate, ela utilizava a gordura de crianças desobedientes.
- Mãe D’Ouro: moradores da área rural de Mariana alegam avistar, próximos às áreas de garimpo, uma luz amarela que corta os céus durante a noite, o fenômeno ficou conhecido como Mãe D’Ouro. Quem a viu, afirma que a luz é tão forte que pode cegar.
Leia também:
- Prefeitura de Ouro Preto realiza eleição para compor o Conselho de Turismo
- Chuvas fortes paralisam Estações de Tratamento de Água em Ouro Preto
Economia
O investimento para o Carnaval de Mariana ficou na média de R$ 1.600.000. Assim, a festa deve causar grande movimentação no mercado e na economia. A previsão da Prefeitura é de aproximadamente 10 mil pessoas nas ruas do município durante o Carnaval, dentre elas: marianenses, moradores de cidades vizinhas e turistas.
O objetivo, segundo o prefeito Celso Cota, é fazer de Mariana, mais uma vez, cidade destino, através de suas atividades culturais. Ele também ressalta o esforço sobre a montagem de um calendário forte e seguro.
Ainda pensando no comércio local, a maior parte dos artistas inscritos para apresentações é composta por marianenses. Dessa forma, vale lembrar que esse é o primeiro Carnaval, após a pandemia, que contará com a presença do desfile das escolas de samba, o que atrai boa parte da população.
Segurança
De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública, a programação tem início bem cedo e é acompanhada pela Guarda Municipal e pela Polícia Militar, contando ainda com o aporte da Polícia Civil, Bombeiros e segurança privada. Sendo assim, as festividades terão início logo pela manhã e devem terminar também mais cedo.
O Carnaval de Mariana […] já tem a tendência de ser um Carnaval bastante seguro. Com base no Carnaval do ano passado, nós não tivemos nenhuma ocorrência de destaque nos dias de festa, é o que a gente está construindo para este ano também”
afirma a secretária de Segurança Pública, Marta Guido.
Portanto, pensando na segurança da população, a Guarda Civil de Mariana contará com:
- 114 agentes da Guarda Civil de Mariana;
- 34 agentes em formação da GCM.
As demais forças de segurança são:
- Polícia Militar;
- Polícia Civil;
- Corpo de Bombeiros.
Por fim, o apoio logístico terá:
- 100 agentes com treinamento e preparo para emergências.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista em formação pela Universidade Federal de Ouro Preto. Fascinada pela arte da comunicação e seus desdobramentos. Estagiária no Jornal Galilé e na Rádio Real FM.
[…] Prefeitura anuncia detalhes do Carnaval de Mariana 2024; festa resgata lendas da cidade […]
[…] Prefeitura anuncia detalhes do Carnaval de Mariana 2024; festa resgata lendas da cidade […]
[…] Prefeitura anuncia detalhes do Carnaval de Mariana 2024; festa resgata lendas da cidade […]