BR-356 ganhará trevo entre Ouro Preto e Itabirito; investimento de R$ 24 milhões

Na última quinta-feira (09), em uma reunião estratégica, o prefeito de Ouro Preto Angelo Oswaldo e a vice Regina Braga uniram forças com autoridades locais e representantes da Ferro Puro para dar início no projeto de a construção de um trevo na rodovia dos Inconfidentes, especificamente na BR-356.

A região é uma das que mais sofrem com o alto fluxo de carretas causado pela mineração. Com isso, não são raros acidentes e reclamações quanto as condições de trânsito na via, que é um importante acesso dos Inconfidentes para a capital e outras partes do estado.

A obra, avaliada em cerca de 24 milhões de reais, será completamente financiada pela Ferro Puro. Essa iniciativa visa aprimorar significativamente a circulação, o acesso e a segurança para os habitantes de Maracujá e da Serra do Capanema.

Além do desenvolvimento viário, houve a assinatura de um segundo termo do acordo, que destaca uma parceria para a melhoria e o enriquecimento da região de Maracujá. Entre as melhorias propostas estão a criação de uma pista de caminhada, a construção de um centro comunitário e a instalação de uma praça, promovendo um ambiente acolhedor e inclusivo para toda a comunidade local.

Essas ações conjuntas representam um marco importante no aprimoramento da infraestrutura e na qualidade de vida dos moradores, além de demonstrar o comprometimento das partes envolvidas com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar da região.

PREFEITO DE ITABIRITO QUER ZERAR CARRETAS NA BR-356

BR-356 ganhará trevo entre Ouro Preto e Itabirito; investimento de R$ 24 milhões

Em entrevista na rádio Real na última semana, o prefeito de Itabirito Orlando Caldeira destacou o desafio do intenso tráfego de carretas nas rodovias 040 e 356 na Região dos Inconfidentes. Propôs um projeto de desvio de carretas por uma estrada entre as Minas do Pico em Itabirito e a Mina de Fábrica em Ouro Preto, visando escoar o minério, e a construção de mais terminais ferroviários para retirar caminhões pesados das estradas. Esta medida poderia desviar cerca de 1200 viagens diárias de carretas, aliviando a carga das rodovias 040 e 356.

O prefeito também mencionou a importância de convencer a Vale a usar seus terminais para transportar minério de outras mineradoras, reduzindo assim o tráfego de carretas. Ele enfatizou que a duplicação da rodovia 040 não resolverá o problema se as carretas continuarem usando a 356, propondo soluções alternativas para desviar esse tráfego.

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