Assim como acontece no Brasil e no mundo, Ouro Preto registra um aumento de casos de Covid-19. De 5 a 11 de novembro, 15 novos casos foram computados e do dia 12 a 18 deste mês, 32 infectados foram registrados. O aumento da disseminação do vírus acende um alerta para a população. Caso os números continuem subindo, haverá restrições sanitárias novamente.
“Estamos acompanhando a evolução o número de casos. Se o número de casos continuarem subindo pode ser necessário medidas para ajudar a evitar a disseminação acelerada do vírus, dentre elas o uso de máscara no transporte público”, disse o secretário de Saúde de Ouro Preto, Leandro Moreira, ao Jornal Galilé.
A princípio, as medidas restritivas permanecem as mesmas, mas o monitoramento da Secretaria de Saúde de Ouro Preto é diário. Assim, caso seja necessário, uma mudança nos protocolos pode ser anunciado durante a próxima semana.
+ Prefeitura de Ouro Preto mobiliza suas secretarias e prepara estratégias para o período chuvoso
“Alguns fatores contribuem para aumento do número de casos. Novas variantes circulando no mundo; relaxamento nas medidas básicas de cuidados que evitam transmissão de doenças; como lavagem mãos e uso de álcool após o contato; entendimento de que a pandemia ainda não acabou e sim estabilizou. Então os cuidados devem permanecer. O mais importante muitas pessoas ainda não completaram o esquema vacinal orientado pelo ministério da saúde”, frisou Leandro Moreira.
O aumento nos casos de Covid-19 já mudou as medidas restritivas em algumas cidades próximas, como Belo Horizonte, que anunciou a volta da obrigatoriedade do uso de máscara na sexta-feira (18).
Apesar de não ser obrigatório, na capital mineira a utilização da máscara também é recomendada em outros locais com aglomeração de pessoas, como shows, e para pessoas com mais de 60 anos e aquelas que apresentarem sintomas da doença.
Jornalista graduado pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), tendo passagens pelo Mais Minas, Agência Primaz e Estado de Minas.
[…] como acontece no Brasil e no mundo, Ouro Preto teve um aumento de casos de Covid-19. De 5 a 11 de novembro, 15 novos casos foram computados e do dia 12 a 18 deste mês, 32 infectados […]