O Atlético enfrenta o Juventude na noite de quinta-feira (27), às 19h30, no Mineirão, em jogo válido pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Galo busca quebrar a sequência de três jogos sem marcar, voltar a vencer para colar no G-6 e de quebra vai sacramentar o rebaixamento do time gaúcho para a Segunda Divisão do Brasileirão. A partida terá transmissão dos canais fechados SporTV e Premiere.
A primeira equipe fora da zona de rebaixamento, o Ceará, tem 34 pontos, enquanto o Juventude de apenas 21. Em caso de vitória atleticana, o 16º colocado não poderá mais ser alcançado.
Porém, o Juventude poderá ser rebaixado antes mesmo do fim do jogo no Mineirão, já que dois rivais diretos, Atlético-GO e Coritiba, jogam às 19h, contra São Paulo e Fortaleza, respectivamente. Caso o o Coxa empate e o Dragão ou o Vozão vençam, o time gaúcho estará rebaixado independente do resultado da partida diante do Atlético.
O Atlético, por sua vez, tentará explorar a fragilidade do adversário no campeonato para se reerguer na disputa pela vaga direta na fase de grupos da Copa Libertadores de 2023.
Provável escalação do Atlético: Everson; Guga, Jemerson, Junior Alonso e Dodô; Allan, Jair e Zaracho; Nacho Fernández (Vargas), Keno e Eduardo Sasha (Kardec).
Técnico: Cuca.
Provável escalação do Juventude: César; Paulo Henrique, Thalisson, Nogueira e Rodrigo Soares; Élton, Yuri Lima e Jadson; Capixaba, Chico e Isidro Pitta.
Técnico: Lucas Zanella.
Arbitragem
- Árbitro: Sávio Pereira Sampaio (DF-FIFA)
- Assistente 1: Daniel Henrique da Silva Andrade (DF)
- Assistente 2: Fernanda Kruger (MT)
- Quarto Árbitro: Michel Patrick Costa Guimarães (MG)
- Árbitro de Vídeo (VAR): Adriano de Assis Miranda (SP)
Retrospecto
O Atlético não perde para o Juventude desde a Copa do Brasil de 2016, quando perdeu por 1 a 0 fora de casa e se classificou na disputa de pênaltis. De lá para cá, foram três vitórias atleticanas.
No retrospecto geral, o Atlético leva a melhor, com 14 vitórias, quatro empates e quatro derrotas. O Galo marcou 36 vezes na história do confronto e sofreu 19 tentos.
Jornalista graduado pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), tendo passagens pelo Mais Minas, Agência Primaz e Estado de Minas.