Ouro Preto dá largada para o festival Natal Luz neste sábado, 12 de novembro, a partir das 20h30, com o acendimento das luzes de LED na Praça Tiradentes. A megaestrutura montada no local inclui uma árvore de 18 metros e um palco cultural, onde irão se apresentar o coral e a orquestra da Escola Padre Simões, seguidos do ator Eriberto Leão, que promete cantar para a plateia. A programação do Natal Luz segue até 8 de janeiro na cidade histórica, com shows, oficinas e apresentações culturais. A expectativa é que o munícipio receba 100 mil turistas durante todo o evento.
Além da estrutura iluminada, o Natal Luz receberá apresentações teatrais, cortejos, bandas e orquestras locais, músicos covers e um tributo à artista Marília Mendonça, vítima de acidente aéreo em 2021. A grande diferença do festival de Ouro Preto de outros eventos do gênero é que toda a programação será de graça, desde a entrada na Vila do papai Noel, instalada na Casa de Gonzaga, até as apresentações de espetáculos no Teatro Municipal Casa da Ópera. Para garantir a gratuidade no acesso à programação foram investidos R$ 800 mil. O Natal Luz de Ouro Preto tem como peculiaridade também a riqueza de história do belíssimo cenário.
O ator Eriberto Leão vai ser o responsável por divulgar o evento por todos os cantos do Brasil. Idealizador e coordenador do Natal Luz, o empresário Eduardo Costa, disse que o ator foi escolhido por ser um artista completo em todas as suas formas. “Ele é cantor, ator e ainda um excelente comunicador, que pode levar o Natal Luz para todos os cantos do mundo. Um artista completo e consagrado, com fãs por todo o Brasil”, diz.
Eriberto Leão atua em filmes, no teatro, novela, séries e ainda canta. Dos seus 50 anos de idade, 19 deles foi como contratado da Rede Globo e possui em seu currículo uma lista impressionante de trabalhos em novelas.
+ Natal Luz espera atrair mais de 100 mil pessoas para Ouro Preto
Turismo
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia, Felipe Guerra, diz que o Natal Luz vai preencher uma lacuna no calendário cultural do município, que oferece atividades ao longo do ano, mas que não possuía programação própria para as festas de fim de ano. É a primeira vez que Ouro Preto recebe um projeto natalino expandido à abrangência estadual e nacional, o que fomenta, ainda mais, a geração de emprego e renda no município.
O Natal Luz de Ouro Preto fecha o Ano da Mineiridade e abre as comemorações do bicentenário de elevação de Vila Rica para Imperial Cidade. A primeira edição traz como tema “História e Magia”, com intuito de aliar a riqueza do patrimônio histórico da cidade ao encanto das luzes natalinas.
Tradição dos presépios
A tradição de montar presépios no Natal será reforçada pela Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop), que integra a programação do Natal Luz de Ouro Preto com a realização histórica da 50ª Edição do Concurso Nacional de Presépios. Entre 7 de dezembro e 6 de janeiro, os presépios inscritos e selecionados no concurso serão expostos na Galeria de Arte Nello Nuno. A abertura da exposição será no dia 7 de dezembro (quarta-feira), com a presença do Grupo de Pastorinhas do Padre Faria e Orquestra do Rosário.
O Grupo de Pastorinhas é o mais tradicional de Ouro Preto. A grande mestra, dona Ciata, recebeu o grupo de sua mãe e o conduziu por mais de 50 anos. Hoje é coordenado por Maria José Germano, a “Ica”, do qual participou desde a infância e hoje tem a responsabilidade de manter viva a manifestação. Eles se apresentam com instrumentos de percussão, que dão muito ritmo e alegria à apresentação.
Patrocínio
O evento tem patrocínio da Cedro Mineração, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, do Governo Federal via Ministério do Turismo e Secretaria Especial de Cultura. O evento tem realização do Grupo Oliveira Costa e Prefeitura de Ouro Preto, com produção da Holofote.
O Natal Luz de Ouro Preto conta com o apoio da Associação Comercial e Empresarial de Ouro Preto (ACEOP), da Associação Brasileira de Agências de Viagens de Minas Gerais, prefeitura e governo do Estado.
Confira a programação deste fim de semana até o feriado de 15 de novembro
CORTEJO NATALINO
Data: 12 de novembro de 2022 (sábado)
Horário: 20h00
Local: Saída da Casa de Gonzaga para Praça Tiradentes – Ouro Preto/MG
Apresentação: Fanfarra Juventina Drummond, Três Reis Magos, Pastorinhas e Barroco Jazz Band
ACENDIMENTO PRAÇA TIRADENTES
Data: 12 de novembro de 2022 (sábado)
Horário: 20h30
Local: Praça Tiradentes – Ouro Preto/MG
Apresentação: Coral e Orquestra da Escola Padre Simões
PRAÇA CULTURAL
Data: 12 de novembro de 2022 (sábado)
Local: Praça Tiradentes – Ouro Preto/MG
19h – DJ Wesley Rock Word
20h – Show com Rafael RedGrave e Banda a Mosca Continua (clássicos internacionais)
22h – Apresentação do Embaixador Natal Luz de Ouro Preto 2022 – Eriberto Leão
23h – Show com Ayrton Ramos (Cover oficial do Raul Seixas)
PRAÇA GASTRONÔMICA
Data: 13 de novembro de 2022 (domingo)
Local: Praça Tiradentes – Ouro Preto/MG
14h – DJ Wesley Rock Word
15h – Show com a Banda Trem de Minas.
PRAÇA CULTURAL
Data: 14 de novembro de 2022 (segunda-feira)
Local: Praça Tiradentes – Ouro Preto/MG
19h – DJ Wesley Rock Word
20h – Show tributo a Marília Mendonça com Thayná Vasconcelos.
PRAÇA CULTURAL
Data: 15 de novembro de 2022 (terça-feira)
Local: Praça Tiradentes – Ouro Preto/MG
14h – DJ Wesley Rock Word
15h – Show com Engenheiro do Havaí Uai
Programação completa do evento no site www.natalluzdeouropreto.com.br
Fundado em 1990 por Francelina e Arnaldo Drummond do antigo Instituto de Arte e Cultura da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), o jornal nascia em meio a uma onda democrática, que inspirava os brasileiros naquele momento. Tendo como objetivo levar informação aos cidadãos ouro-pretanos, o Galilé se diferenciava dos demais concorrentes por ser um jornal de opinião, oferecendo um pensamento crítico acerca da realidade ouro-pretana e brasileira.