A Samarco informa que, para continuidade das obras de melhorias e pavimentação da Estrada da Purificação, que liga o distrito de Antônio Pereira ao bairro Morro de São João, em Ouro Preto, a via será interditada a partir da próxima segunda-feira, dia 27 de março até 31 de outubro, de 7h30 de segundas-feiras até 16h aos sábados.
De acordo com a Samarco, “essa ação foi alinhada com as Prefeituras de Mariana e Ouro Preto e com as comunidades que utilizam rotineiramente a estrada. Nossas equipes estão atentas para atender moradores locais e qualquer excepcionalidade relacionada ao uso da via”.
Leia também: Cachoeira do Campo, distrito de Ouro Preto, vai ter unidade de rede hoteleira de Portugal
Estão sendo calçados cerca de 7,5 quilômetros e a previsão é concluir a obra no segundo semestre deste ano. A empresa reitera seu compromisso com a entrega do trecho pavimentado, que irá beneficiar a população residente na região, visitantes e turistas, contribuindo para o desenvolvimento turístico e socioeconômico da região.
Essa ação representa uma medida compensatória após o retorno das atividades da mineradora e é um acordo realizado entre a Prefeitura e o Conselho Municipal de Patrimônio, o Compatri.
Leia também: Vigilância sanitária multa Saneouro em mais de R$ 2 milhões
Distrito Antônio Pereira
O distrito de Antônio Pereira, localizado a 25 km de Ouro Preto, é conhecido por sua forte vocação para a atividade mineradora, sua principal fonte de renda. Dentre os seus principais pontos turísticos, destacam-se as ruínas da igreja de Nossa Senhora da Conceição, fundada em 1716, que quase sucumbiu a um incêndio em 1830, por isso é conhecida pela população como “Igreja Queimada”. Em seu interior existe um curioso cemitério ainda em funcionamento.
Outro ponto de destaque é a Gruta da Lapa, que abriga uma pequena capela na rocha, atraindo grande número de romeiros todos os anos no dia 15 de agosto, data dedicada à Nossa Senhora da Lapa.
Sabe-se que o bandeirante português Antônio Pereira Machado seguiu para o norte de Vila Rica, chegando a um local denominando Bonfim do Mato Dentro, por volta do ano de 1700. Aos poucos, ele foi se estabelecendo com numerosas minas na região, tais como as do Romão, Mata-mata, Macacos, Capitão Simão, Fazenda do Barbaçal, Mateus e Rocinha. Dessa forma, o antigo Arraial ganhou o nome de Nossa Senhora da Conceição de Antônio Pereira, pela devoção à santa e também uma referência ao minerador português.
A natureza que circunda o distrito também merece destaque. Alguns dos lugares mais belos ficam nas Cachoeiras da Pedreira: três cachoeiras com quedas não muito altas e águas límpidas.
Atualmente, a área natural de Antônio Pereira é protegida por lei, por ter sido, por muitos anos, explorada por garimpeiros em busca de ouro, topázio e cascalho, sendo este último usado como material de construção.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Pois então Siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Fundado em 1990 por Francelina e Arnaldo Drummond do antigo Instituto de Arte e Cultura da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), o jornal nascia em meio a uma onda democrática, que inspirava os brasileiros naquele momento. Tendo como objetivo levar informação aos cidadãos ouro-pretanos, o Galilé se diferenciava dos demais concorrentes por ser um jornal de opinião, oferecendo um pensamento crítico acerca da realidade ouro-pretana e brasileira.
[…] Leia mais: Estrada que liga Ouro Preto à Antônio Pereira está interditada para obras […]