Antes de te contar que na próxima quinta-feira (30), no fórum de Ouro Preto, terá início a exposição “mineiridades” da exímia fotógrafa ouro-pretana Ane Souz, eu preciso fazer uma reflexão. Explico. Por que eu perderia a oportunidade de falar de mineiridade e não citar aqui o Clube da Esquina?
Pois é, quem me conhece sabe (risos). Durante seus cliques, Ane busca sempre retratar as paisagens da janela, com os homens, mulheres e seus mistérios. Também, as igrejas com sinal de glória, com mensagens naturais sobre coisas naturais, ela fotógrafa fogos de artificios, carinhos, mas nada de cores mórbidas, hein.
Na rica culinária mineira, cravo e canela também fazem parte, junto as festas regionais e culturais do município sede e dos distritos, mas também tem feijão tropeiro, tem doces de São Bartolomeu e infinitas capturas com sensibilidade e mostram que sim, a comida conta histórias. Além do cotidiano, que de um dia para o outro, nada será como antes, você, leitor, sabe como é, né? “Cê é fi de quem?”. Estamos sempre na beira do passeio a procura de notícias dos amigos, e de saber que cabe a nós, resistir na boca da noite um gosto de sol, apesar dos nossos contratempos. É o que fazem os povos.
E o mais importante, quando se eterniza Ouro Preto em lentes tão sensíveis, a gente prepara um terreno de ancestralidade ao que vai nascer. Parenteses: Apenas Ane Souz é capaz de me fazer colocar algumas de minhas músicas favoritas do clube da esquina em meio a um texto. A saber, por tamanho carinho da profissional com Minas e, principalmente, com Ouro Preto.
Ouro Preto por Ane Souz
“Estou muito feliz com o convite do novo fórum através da Doutora Ana Paula e Doutora Kelen! É a realização de um sonho de muitos anos! Sempre tive uma enorme vontade de expor o meu trabalho em Ouro Preto. Então, para celebrar o mês da mulher, recebi esse convite. Trouxemos boa parte da exposição que aconteceu no Alphaville para Ouro Preto”, contou Ane.
A abertura da exposição será nessa quinta-feira, dia 30, às 17h30, no Salão do Juri. Até o dia 28 de abril, no hall de entrada do fórum de Ouro Preto, localizado na Rua Simão Lacerda, número 975, na Bauxita, você pode conferir, de forma gratuita, o trabalho da fotógrafa mais apaixonada por Ouro Preto.Não por acaso, me lembrei de uma música, que também dá nome ao álbum de 2017, chamados “Todo interior é igual”, dos artistas Rafael Alterio, Adriana Sanchez e Guilherme Rondon.
Em outras palavras, é uma canção que, se fosse materializada em imagens, seria o acervo ouro-pretano gratuito de Ane Souz. Em resumo, a música conta sobre as tardes de luzes bonitas, as singularidades de cada cidade do interior, a fartura das mesas, os momentos de introspecção e a fé. Por fim, te convido a acessar (clicando aqui) as mais de 10 mil imagens disponibilizadas para jornalistas e amantes de Minas, Ouro Preto e da singularidade mineira.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Pois então Siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formada pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Atua na Real FM pela editoria de esportes e é apresentadora do Papo de Bola (Escola da Bola) e da Live Jay Sports.
[…] Leia também: Fotógrafa Ane Souz realiza exposição “Mineiridades” em Ouro Preto […]
[…] Leia mais: Fotógrafa Ane Souz realiza exposição “Mineiridades” em Ouro Preto […]