Mesmo com um investimento consideravelmente inferior, o América possui, hoje, maior probabilidade de se classificar para a Copa Libertadores de 2023 do que o Atlético. De acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a probabilidade do Coelho se classificar para a principal competição continental é de 72%, enquanto a do Galo é de 56,7%.
Com os resultados da 36ª rodada do Campeonato Brasileiro, o América ultrapassou o Atlético na tabela de classificação. Ambos tem 52 pontos, mas o Coelho leva a melhor no primeiro critério de desempate, que é o número de vitórias — 15 contra 13. Assim, o Galo agora ocupa a oitava colocação e o outro time mineiro a sétima.
O regulamento da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) prevê que os seis primeiros disputem a Copa Libertadores do ano que vem. Porém, como o Flamengo foi campeão do torneio continental e da Copa do Brasil, o sétimo e o oitavo colocados também se credenciam para a principal competição do continente.
Já estão classificados para a Copa Libertadores de 2023: Flamengo, Palmeiras, Internacional, Fluminense e Corinthians. Athletico-PR (54 pontos), América (52), Atlético (52), São Paulo (51), Botafogo (50), Fortaleza (49), Santos (47) e Goiás (46) brigam pelas três últimas vagas, sendo uma delas direta para a fase de grupos da competição continental.
Após a derrota contra o Botafogo por 2 a 0 na noite de segunda-feira (7), no Mineirão, o técnico atleticano, Cuca, já admite a possibilidade do Galo disputar a fase preliminar da Libertadores. “Eu falo o que eu sinto. Vamos tentar ser o sexto. Se não der, ser o sétimo ou oitavo e disputar uma pré-Libertadores, mas a gente tem que estar dentro dela”, disse o treinador.
+ Galoucura aparece no jornal britânico The Guardian por desobstrução de rodovias
Veja a probabilidade de cada clube, de acordo com o Departamento de Matemática da UFMG :
- Athletico-PR – 93%
- América – 72%
- Atlético – 56,7%
- São Paulo – 32%
- Botafogo – 27,5%
- Fortaleza – 16,6%
- Santos – 2%
- Goiás – 0,008%
Jornalista graduado pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), tendo passagens pelo Mais Minas, Agência Primaz e Estado de Minas.
[…] Vindo de derrota contra o Botafogo, o Atlético buscar dar conta do recado no último compromisso em casa do ano para não fazer feio com seu torcedor e para se manter na briga pela Copa Libertadores de 2023. Para entrar no G-6, o Galo precisa vencer o Cuiabá e torcer para que América (sétimo) e Athletico-PR (oitavo) percam. […]