O América-MG foi um dos primeiros clubes a aprovar a criação da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) no Brasil, mas ainda não concretizou parcerias de investimento devido a obstáculos que surgiram durante o processo. O presidente do América, em entrevista ao GE, Alencar da Silveira Júnior, que equipes como o Cruzeiro prejudicaram o América nesse processo, reduzindo o valor das suas SAFs e entregando patrimônio do clube.
Alencar da Silveira Júnior enfatizou que o patrimônio do América-MG não será negociado enquanto ele for presidente. Ele destacou que houve acordos que estavam avançados, mas foram cancelados quando tentaram envolver propriedades do clube no processo.
Leia também:
- Em distrito de Ouro Preto, homem foge e deixa para trás revólver e drogas
- Ginasta de Ouro Preto disputará o Pan-americano no Chile
Não saiu a SAF até agora porque quem quis, cresceu o olho. A primeira negociação que a gente teve estava tudo bem, tudo certinho, tudo andando. O que aconteceu? O Cruzeiro entregou, outro negociou, o trem foi lá para baixo. O patrimônio do América, enquanto eu for presidente, tiver Marcus Salum (presidente da SAF), pode ter certeza que nós não entregamos, nem para um, nem para ninguém. Nós não entregamos para ninguém o patrimônio do América.
disse o deputado e presidente.
O plano inicial do América ao aprovar a SAF em 2022 incluía um “tripé” de investimento, que consistia em:
- Planeta América: Modernizar o atual centro de treinamentos, o Lanna Drumond, visando consolidar o clube como time de primeira divisão.
- Pagamento de Dívidas: Mesmo com uma situação financeira saudável, parte do investimento estava destinada a pagar dívidas.
- Contratação de Jogadores: Buscar reforços para o elenco, especialmente devido à participação na Sul-Americana em 2023.
Embora o investidor da SAF do América ainda não tenha chegado, o clube teve sucesso em competições como a Sul-Americana e a Copa do Brasil, mas enfrenta dificuldades no Brasileirão e corre o risco de rebaixamento para a Série B, assim como o rival Cruzeiro.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.