A Alumina Chemical Technology S/A. (ACTECH) enviou uma nota ao prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo (PV), na segunda-feira (12), explicando o motivo da grande quantidade de fumaça preta que a fábrica de alumínio localizada no bairro Saramenha expeliu durante a última semana. De acordo com a empresa, as emissões de particulado na chaminé B ocorreu por um período entre cinco a 10 minutos, no dia 5 de setembro, por volta de 13h50. Segundo ela, o fato teria ocorrido por uma parada inesperada na produção das caldeiras a biomassa, equipamentos que até o dia 15 de agosto eram terceirizados e de funcionamento instável.
“A interrupção na produção de vapor afetou o funcionamento apropriado do forno B, gerando excesso de CO2, fato este que leva ao desligamento automático de referido forno e, por motivo de segurança, do filtro eletrostático deste. Ao perceber a alteração do queimador, o operador do forno o desligou imediatamente, todavia, o óleo que estava no sistema foi eliminado pela chaminé sem a devida combustão. Após o reestabelecimento do bom funcionamento das caldeiras, o forno foi novamente ligado no dia 6 de setembro tendo seu funcionamento normal até a presente data”, informou a empresa.
Segundo a ACTECH, além de um programa de treinamento e intertravamentos que evitarão que esse episódio se repita, um estudo para substituição do óleo BPF por uma matriz mais limpa, sustentável e eficiente, já foi contratado e será entregue nas próximas semanas.
“Cabe ressaltar, ainda, o comprometimento total da direção da empresa com os controles ambientais, segurança e manutenção de seus equipamentos, assim como na construção de uma frente de diálogo e relacionamento fraternal com toda a comunidade ouro-pretana. Certo da compreensão, agradecemos a atenção e nos colocamos à inteira disposição de Vossa Excelência”, finalizou a empresa.
O vídeo publicado por Wanderley Martins Barbosa, no Facebook, no dia 5 de setembro, gerou grande repercussão entre os moradores, que cobraram explicações da empresa.
Veja o vídeo:
Jornalista graduado pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), tendo passagens pelo Mais Minas, Agência Primaz e Estado de Minas.
[…] ACTECH explica fumaça preta saindo de chaminé da fábrica, em Ouro Preto […]
[…] fumaça preta saindo da chaminé da fábrica preocupou muitos ouro-pretanos. A ACTECH encaminhou um esclarecimento oficial ao prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo (PV), explicando que o fato teria ocorrido por uma parada […]