Sagrado e Profano se encontram em Vila Rica: o Triunfo Barroco reúne milhares de pessoas em Ouro Preto

Sagrado e Profano se encontram em Vila Rica: o Triunfo Barroco reúne milhares de pessoas em Ouro Preto

O Triunfo Barroco de Ouro Preto reuniu o sagrado, o profano e milhares de pessoas nas terras de Vila Rica neste sábado (22). O trajeto que liga a imponente Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos à Matriz Nossa Senhora do Pilar foi acompanhado por pessoas encantadas pela beleza das fantasias que rememoram o evento ocorrido em 1733. A tradição de 290 anos foi reeditada pela quinta vez na Cidade Patrimônio. As outras edições aconteceram em 1983, 1993, 2006 e 2011.

Leia mais: BR-356: acidente liga alerta para trecho entre Ouro Preto e Itabirito; terceiro em uma semana

O evento, entendido como uma releitura, acontece graças à organização do Governo do Estado e da Prefeitura de Ouro Preto, com patrocínio da Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. A empresa Holofote Cultural, proponente do projeto, mobilizou mais de 600 pessoas para desfilar por Ouro Preto. O Triunfo de 2023 inovou ao trazer a transmissão ao vivo com intérprete de libras, expandindo ainda mais o número de pessoas impactadas, além da acessibilidade incluída.

O prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo, ao comentar sobre o Triunfo relembra que durante o festival, a cidade de Vila Rica, ou Ouro Preto, prosperou e se tornou um importante centro urbano na região mineradora. Nesse contexto, a Matriz do Pilar, uma paróquia criada em 1712, foi ampliada e enriquecida com detalhes de talha dourada. Durante as obras, o Santíssimo Sacramento foi temporariamente levado para a Igreja do Rosário. Ele refeito destaca que Ouro Preto (Vila Rica) era considerada a “pérola da América” e a principal metrópole das regiões auríferas, comparada à cidade de Potosi, no Alto Peru, que foi a maior produtora de prata do mundo naquela época.

“Durante esse belíssimo festival, ocorreu uma procissão imensa que envolveu diversos grupos e figuras representativas, como os planetas, os ventos, índios Carijós que moravam na região e um grupo de africanos, todos devidamente ornamentados. As irmandades também participaram com seus atores e símbolos, competindo para ostentar a mais rica ornamentação”

Angelo Oswaldo em entrevista coletiva.

O secretário de Cultura do Estado, Leônidas Oliveira, em entrevista à Itatiaia, destaca que que além do turismo religioso, o evento também é significativo para o turismo cultural, tornando-se uma festa que atrai uma diversidade de atividades e que representa o passado histórico da inauguração da igreja do Pilar. Ele também citou a Julifest, de Itabirito, ao celebrar a importância da região dos Inconfidentes.

“Isso mostra a pujança da nossa cultura, que se apresenta de forma turística e demonstra seu potencial na geração de emprego e renda, movimentando a economia de Ouro Preto e de toda Minas Gerais. A região dos Inconfidentes também se destaca nesse contexto. Por exemplo, o maior Arraial de Minas teve a presença de mais de 135 mil pessoas”

Leônidas Oliveira após o Triunfo.

O presidente da CEMIG,Reynaldo Passanezi Filho grande patrocinador do Triunfo menciona que se orgulha em afirmar que a Cemig é o maior patrocinador cultural do estado, demonstrando o compromisso da empresa com a cultura local e o desejo de contribuir para o desenvolvimento cultural e social da região. Além disso, afirma que que a cultura é capaz de revigorar mentes recentes e trazer iluminação para as pessoas.

“No passado, a empresa investiu no Rio, em Rondônia, no Pará e na Bahia, e deixou de investir em Minas. A nossa transformação é querer transformar a vida dos mineiros e das mineiras com a nossa energia. Então, nós voltamos a investir em Minas. Hoje, a Cemig realiza o maior programa de investimentos da sua história, todo ele concentrado em Minas. São 42 bilhões de reais, quase 8 bilhões de reais por ano. E a Cemig tem muita honra em dizer que é o maior patrocinador cultural de Minas. A cultura representa para nós essa transformação. Ser o maior patrocinador cultural de Minas é também uma forma de demonstrar que nós não só investimos em Minas, mas queremos investir em Minas. E é isso que faz a diferença”

Reynaldo Passanezi filho


O TRIUNFO: Sagrado e Profano são a mesma coisa coisa no Barroco.

O dia colaborou para que Ouro Preto se tornasse sede da releitura um dos eventos mais visualmente esplendorosos da história do Brasil. Não estava o frio do inverno de Vila Rica, mas o vento gelado aclimatava, para ambientar os turistas que esperam os dias gelados.

O Largo do Rosário estava lotado. Pouco antes do evento, aconteceu uma Missa na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, e desde as 17h milhares de visitantes aguardavam o início do Triunfo. E quando as centenas de participantes começavam a se perfilar, uma imagem de um dragão roubou a atenção de todos.

Um dragão em uma festa católica? Sim. Essa é a essência do Barroco: a dualidade do ser humano exposta. Essa dualidade é observada nas obras de arte Barrocas, que revelam contrastes entre opostos. Os poemas Barrocos retratam a incerteza e as dúvidas que afligiam as pessoas na época. O profano e o religioso são temas frequentes abordados pelos autores Barrocos. A poesia Barroca revela a natureza intrínseca do ser humano, seu pessimismo diante de sua fraqueza interior e sua infelicidade ao imaginar o destino cruel que o espera.

Todo o percurso durou 1h 30 e estiveram reprsentadas diversas alas da sociedade, tanto relebrando o Brasil Colônia, quanto valorizando os aspectos atuais do povo ouropretano. O Triunfo não deixou de valorizar o povo que construiu não só a cerimônia de 1733 como toda a Vila Rica: o povo preto.

Diversos grupos de congados se fizeram presentes, valorizando a batucada e a expressão das pessoas que vieram de áfrica. As irmandades das outras igrejas também foram representadas, expondo as suas divindades. Os grupos de artistas encantaram com as performances variadas.

Leia mais:Neste domingo (23) acontece a V Parada LGBTQIAP+ de Ouro Preto

O evento se tornou um ponto de conexão entre o passado e o presente, destacando a importância da cultura e do turismo para a economia local. O Triunfo Barroco de Ouro Preto permanecerá como um legado vivo da história do Brasil, uma celebração vibrante que preserva e enaltece a rica herança cultural e religiosa da região, unindo gerações em um espetáculo inesquecível.

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Pois então Siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

2 Thoughts to “Sagrado e Profano se encontram em Vila Rica: o Triunfo Barroco reúne milhares de pessoas em Ouro Preto”

  1. […] Sagrado e Profano se encontram em Vila Rica: o Triunfo Barroco reúne milhares de pessoas em Ouro P… […]

  2. […] Leia também: Sagrado e Profano se encontram em Vila Rica: o Triunfo Barroco reúne milhares de pessoas em Ouro Pr… […]

Leave a Comment