Na última reunião da Câmara Municipal, realizada ontem (09), foi proposto para a Prefeitura Municipal, discutir juntamente com a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) a implementação de uma cozinha solidária no centro de Ouro Preto. O autor da indicação foi Wanderley Kuruzu (PT), que sugeriu que o equipamento público de dignidade alimentar fosse instalado no prédio do antigo Restaurante Universitário da Escola de Minas.
A proposta do parlamentar surge na toada da regulamentação do Programa Cozinha Solidária e a expansão do Programa de Aquisição de Alimentos, ambos do governo federal. A proposta destinará R$ 30 milhões em recursos destinados à oferta de refeições que poderão ser acessados pelas entidades gestoras do programa por meio de editais de chamada pública. Kuruzu pede que Ouro Preto sinalize interesse em pleitear esses recursos para combater a insegurança alimentar no município.
COZINHA SOLIDÁRIA NO CAEM, EM OURO PRETO
As cozinhas solidárias são importantes centros de distribuição de alimentos em todo os locais do Brasil. Em Belo Horizonte, a cozinha solidária distribui 2 mil refeições por dia para a população que precisa. O vereador proponente da indicação afirma que em Ouro Preto, existe um local ideal para a instalação de um equipamento público desta importância.
Ao jornal Galilé, Kuruzu explica que o local proposto para essa cozinha solidária é onde antes funcionava o restaurante Bandejão da Escola de Minas, e ele mesmo fez parte da comissão administrativa desse restaurante nos anos 80. Kuruzu destaca que o espaço é grande e bem localizado no centro educacional, e ele acredita que é um desperdício deixá-lo inutilizado.
Leia também:
“Então, o restaurante, que era parte da Escola de Minas e era administrado pelo Diretório Acadêmico, acabou fechando quando as atividades foram transferidas para cima. Havia uma grande demanda pelo restaurante. Não me lembro exatamente quando fechou, mas acredito que ainda possam existir equipamentos como caldeiras e panelas de pressão enormes lá dentro. O espaço em si ainda está disponível. Na frente, há um comércio, mas o salão é grande. Acredito que poderia acomodar cerca de 500 a 800 pessoas nos dias mais movimentados” destacou o parlamentar ao Galilé.
Além disso, o vereador menciona a importância de envolver o curso de nutrição da região e estabelecer um diálogo com os estudantes e a prefeitura para viabilizar o projeto.
“A ideia que estamos propondo é aproveitar esse espaço para um programa de segurança alimentar e tentar envolver o projeto de extensão do curso de nutrição da região. Estamos em contato com a prefeitura para dialogar com os estudantes”, finalizou Wanderley ao Galilé.
A proposta recebeu o apoio de outros parlamentares, como Lilian França (PP), Renato Zoroastro (PSB) e Luiz Gonzaga do Morro (PSB).
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.
[…] Vereador propõe cozinha solidária no centro de Ouro Preto […]
[…] Vereador propõe cozinha solidária no centro de Ouro Preto […]