A eleição da nova mesa diretora começa a agitar os bastidores da Câmara de Ouro Preto. O pleito acontece na próxima quarta-feira (14). As inscrições dos candidatos são individuais e devem ser feitas até as 17h de segunda-feira (12). Durante a 79ª Reunião Ordinária da Casa Legislativa, ocorrida na terça-feira (8), o vereador Wanderley Kuruzu (PT) reclamou de interferência do poder Executivo no pleito. Nos bastidores correm boatos de que os vereadores Zé do Binga (PV) e Matheus Pacheco (PV) teriam o apoio do prefeito Angelo Oswaldo (PV).
“Eu já disse na reunião passada que não é bom o Executivo interferir na eleição da mesa da câmara e eu quero repetir isso aqui pra depois não dizerem que eu não avisei. O governo torcer pra um, torcer pra outro, nesse caso, tudo bem, faz parte da política. Agora interferir fortemente gera feridas, gera sentimentos ruins. Deixem a Câmara decidir serena e tranquila, como está até agora. Fico preocupado com alguns sinais que a gente começa a ouvir de uma possível interferência acima do tom. Então deixem nós decidirmos aqui em paz, será bom, tenho certeza de que será bom para todo mundo, sobretudo para o povo de Ouro Preto. Todos os quatro da base são pessoas capazes de conduzir esse poder legislativo, tantos outros já conduziram, e numa disputa respeitosa. Espero que isso não aconteça, que seja apenas criação dos bastidores da política, que não seja verdade, assim será melhor para o povo de Ouro Preto”, disse Kuruzu.
As inscrições da eleição são individuais, ou seja, se inscrevem o presidente, o vice-presidente, o primeiro secretário, o segundo secretário, não é chapa. O voto é nominal, aberto e por ordem alfabética. Os quatro vereadores da base do governo que Kuruzu cita são Renato Zoroastro (MDB), Vantuir (PSDB), Zé do Binga (PV) e Matheus Pacheco (PV).
+ Nota da Câmara de Ouro Preto cita omissão política e administrativa da prefeitura no caso “Saneouro”
Até o momento, dois vereadores se pronunciaram publicamente como pré-candidatos a presidente da Câmara Municipal de Ouro Preto: Renato Zoroastro e Júlio Gori (PSC), da bancada de oposição. Porém, na mesma reunião, Gori prometeu retirar a candidatura em apoio à candidatura de Zoroastro para não deixar que um dos vereadores que fizeram campanha para Angelo Oswaldo ganhe o pleito.
“Se ganhar a base do prefeito, Ouro Preto está ferrada. Não tenho dúvida disso. Ouro Preto vai virar um caos. Eu sou muito capaz de tirar meu nome para salvar Ouro Preto, porque não adianta só eu ter meu nome, votar só em mim, mas votar no Renato Zoroastro. Eu retiro a minha candidatura porque se cair nas mãos de malfeitores”, declarou Gori.
Veja as declarações dos vereadores na íntegra, durante a 79ª Reunião Ordinária, clicando aqui.
Texto com supervisão de Rômulo Giacomin*
7/8 jornalista pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Estagiária na Real FM (comentando muito BBB no hashtag) e no site Música e Cinema.
[…] Vereador reclama de interferência do governo em eleição presidencial da Câmara de Ouro Preto […]
[…] a possibilidade de interferências do governo na eleição da Câmara, conforme o vereador Wanderley Kuruzu (PT) apontou que existe, Renato Zoroastro afirmou que para ele é apenas uma […]
[…] Kuruzu, Júlio Gori foi mais um vereador a dizer que o governo está interferindo na eleição da Câmara de Ouro Preto. Ele pede, inclusive, para que a população compareça antecipadamente na Casa Legislativa na […]