Desinterdição da via que liga Engenheiro Corrêa à São Gonçalo do Bação está prevista para setembro, afirma Vale

Engenheiro Corrêa terá via de acesso liberada

Na última semana, aconteceu uma audiência pública em Engenheiro Corrêa para debater os impactos da mineração da Vale no distrito. Estiveram presentes lideranças locais, o secretário de Segurança e Trânsito Juscelino Gonçalves e o vereador Naércio (REPUBLICANOS). Contudo, dentre as principais reivindicações da população, estavam a construção de asfalto na MG 440 e, também, a interrupção da via de acesso na MG-30, que dá acesso ao distrito de Itabirito, São Gonçalo do Bação.

O secretário Juscelino explicou que a interrupção da via deu-se por um desmoronamento. Portanto, passado o período chuvoso, a Vale, responsável pelas estruturas de barragem e de contenção, deverá retomar os trabalhos:

“Essa via [MG-30], foi interrompida há mais de um ano. Como está muito próxima a um muro de contenção a jusante, a Vale iniciou os trabalhos no ano passo e, com isso, ocorreu um desmoronamento e a Defesa Civil tem acompanhado esse processo. Oficializamos que acabado o período chuvoso, exigimos por parte do empreendedor, no caso a Vale, que retome as atividades dessa via importantíssima para os distritos de Engenheiro Corrêa e São Gonçalo do Bação”, detalhou Juscelino.

Em nota, a vale informou que a previsão da liberação da via de acesso será no segundo semestre de 2023:

A Vale esclarece que está comprometida em cumprir as ações acordadas com a comunidade de Engenheiro Correa, em Ouro Preto. A conclusão das obras para desinterdição da estrada entre Engenheiro Correa e São Gonçalo do Bação está prevista para setembro deste ano. Essas informações foram repassadas à Prefeitura municipal, Câmara dos Vereadores e representantes da comunidade em reunião ocorrida no dia 13 de março deste ano, prévia à audiência pública. A empresa segue aberta ao diálogo com o Poder Público e comunidade, e os trabalhos na região têm como prioridade a segurança das pessoas e os cuidados com o meio ambiente.

Leia mais: Mariana registrou a abertura de 986 empresas em 2022

Leia mais: Fotógrafa Ane Souz realiza exposição “Mineiridades” em Ouro Preto

Sobre a estrutura que fica entre Ouro Preto e Itabirito

A Estrutura de Contenção a Jusante (ECJ), está entre Ouro Preto e Itabirito. A conclusão do muro aconteceu no primeiro semestre de 2021 e atende às barragens Forquilha I, II e III e Grupo na mina Fábrica, que estão em processo de descaracterização. Todavia, A ECJ tem a função de conter os rejeitos dessas estruturas em caso de eventual rompimento. E possui Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) vigente.

A ECJ da mina Fábrica, assim como as demais construídas pela Vale, faz parte do Programa de Descaracterização de barragens a montante da empresa. Durante as obras, Segundo a Vale, o processo de descaracterização segue a normativa dos órgãos reguladores para redução de impactos. As ações nas ECJs e seu funcionamento são acompanhados pelos órgãos públicos e por equipe técnica independente.

Por fim, A Vale reforça seu compromisso com a descaracterização de todas as suas barragens a montante no Brasil, tendo como prioridade, sempre, a segurança das pessoas, a redução dos riscos e os cuidados com o meio ambiente

Acompanhe as condições de segurança das barragens por meio da ANM

A Agência Nacional de Mineração (ANM), disponibiliza um boletim completo sobre o processo de descaracterização e níveis de estabilidade das estruturas de Minas e do Brasil. Atualmente, as barragens Forquilhas I e II estão no nível 2 de emergência e Forquilha III está no nível máximo de risco, o 3. A saber, no nível 2, a estrutura precisa de reparos e imóveis na zona de autossalvamento são evacuados. Já o nível 3, representa risco iminente de ruptura. Acesse os dados aqui.

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

One Thought to “Desinterdição da via que liga Engenheiro Corrêa à São Gonçalo do Bação está prevista para setembro, afirma Vale”

  1. […] Desinterdição da via que liga Engenheiro Corrêa à São Gonçalo do Bação está prevista para … […]

Leave a Comment