V Seminário de gestão de riscos Geo-hidrológicos acontece em Ouro Preto

Em comemoração aos 20 anos da Defesa Civil de Ouro Preto, ocorrerá no Centro de Convenções da UFOP o 5º Seminário de Gestão de Riscos Geo-hidrológicos. O evento, que é uma capacitação para a gestão de riscos urbanos, acontecerá de 10 a 12 de junho de 2024, na Rua Diogo de Vasconcelos, nº 328, no Centro de Artes e Convenções da UFOP, Auditório São João del Rei, em Ouro Preto, MG.

A cidade de Ouro Preto, devido a sua geografia peculiar, tem na Defesa Civil um de seus maiores ativos contra as situações de riscos. Criada em 2004 e condecorada com prêmios por todo o Brasil, a controladoria que está no guarda-chuva da secretaria de Segurança e Trânsito, é considerada referência no Brasil todo.

Portanto, esse seminário serve tanto para interessados em aprender sobre os temas, como pessoas que querem ajudar em possíveis momentos de catástrofes, sendo voluntários que podem salvar vidas.

Nesse sentido, Neri Moutinho, Gerente da Defesa Civil de Ouro Preto, em entrevista à Rádio Real, comentou sobre a importância do seminário:

“Esse seminário abordará diversos temas, como a questão geológica e patológica, tratando de trincas em residências e rolamento de blocos. Quando falamos de risco hidrológico, estamos nos referindo a alagamentos. Muitas pessoas conhecem o centro de Ouro Preto e suas encostas, mas temos distritos em planícies que também enfrentam riscos, como a chuva forte de 2022 que trouxe 160 mm de chuva na região de Cachoeira do Campo.”

V Seminário de gestão de riscos Geo-hidrológicos acontece em Ouro Preto

Ele acrescentou: “Estamos apresentando um projeto em parceria com a Prefeitura Municipal de Ouro Preto e a professora Cecília, que inclui um sistema de régua para monitoramento. Durante o seminário, teremos palestrantes discutindo a mudança climática, inundações e estudos em áreas como Amarantina, promovendo a troca de ideias e conhecimentos.”

Leia também:

A iniciativa, organizada pela Defesa Civil de Ouro Preto, segue as diretrizes da Política Nacional de Defesa Civil de integração com as comunidades, promovendo maior participação em ações preventivas e aumentando a percepção de risco frente a eventos climáticos, tecnológicos ou antrópicos. Nesse contexto, serão ministrados cursos para os agentes da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC), alunos de engenharia e arquitetura e demais interessados nos sinistros provocados pelas chuvas no município de Ouro Preto.

O evento é uma realização da Prefeitura de Ouro Preto, por meio da Defesa Civil, gestão da ADESIAP.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO ABAIXO

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

Leave a Comment