Ouro Preto será a capital da diversidade neste domingo (23), pois, acontece no município a V Parada LGBTQIAP+. O evento faz parte da programação do Festival de Inverno e os participantes poderão se reunir a partir das 14h, no Largo da Alegria, localizado na Rua São José . O jornal Galilé conversou com um dos organizadores, Victor Pinto, Diretor de Promoção Social, da secretaria de Desenvolvimento Social, que explicou como será o encontro em prol da diversidade na Cidade Patrimônio Mundial.
Leia mais: Novo acidente ocorre no trecho entre Ouro Preto e o distrito de Cachoeira do Campo
Em meio à celebração do mês do orgulho LGBTQIAP+ em Ouro Preto, a Parada ganha destaque como um evento de relevância na luta por direitos e visibilidade para a comunidade local. Victor analisa que o objetivo principal da Parada LGBTQIAP+ de Ouro Preto, segundo Victor, é dar visibilidade às pautas da população LGBTQIAPN+ e reforçar que o direito de amar e se expressar livremente deve ser garantido a todas as pessoas, independentemente de orientação sexual ou de gênero. A intenção é fazer com que toda a sociedade ouropretana compreenda a importância dessas lutas e a inclusão dessa diversidade na cidade.
“Todos e todes tem o direito de amar e se expressar livremente, independente de orientação sexual ou de gênero”
Victor Pinto, ao Galilé.
Para alcançar esse objetivo, os organizadores planejaram uma série de atividades e atrações para o evento deste ano. A abertura será realizada pela Banda Lu & Vitão, composta por artistas locais da comunidade LGBTQIAPN+. Em seguida, haverá uma oficina de tambor e um cortejo com o Samba Preto, importante movimento cultural da região que abraça a pauta antirracista. Por fim, o evento será encerrado com o show da banda do Bloco de Carnaval “Então Brilha!”.
As temáticas e pautas da Parada foram cuidadosamente selecionadas, levando em consideração três eixos principais:
“Selecionamos o temas e pautas pensando em 3 eixos principais: Valorização da cultura e representatividade local, Interseccionalidade entre a pauta LGBTQIAPN+ e a pauta antirracista e Cultura brasileira, pensando na alegria contagiante que traz um carnaval fora de época”
Victor Pinto, ao Galilé.
No entanto, a preparação de um evento dessa magnitude não vem sem desafios, especialmente quando voltado para a população LGBTQIAPN+. Victor destaca que o maior desafio é convencer as pessoas da importância desse tipo de evento para a comunidade. No entanto, ele expressa confiança na segurança do evento, tendo realizado reuniões prévias com órgãos responsáveis, como a Ourotran e a Guarda Municipal, para garantir que tudo ocorra tranquilamente, assim como ocorreu no ano anterior.
A Parada LGBTQIAP+ busca incluir a diversidade de identidades dentro da comunidade, proporcionando um espaço de acolhimento e respeito, onde cada pessoa pode se expressar livremente e perceber que pertence ao município e tem direito a ocupar as ruas e ter seus direitos garantidos.
Leia mais: “Auxílio Catador” tem aprovação unânime na Câmara de Ouro Preto
Além do dia da Parada, outras atividades e iniciativas acontecem durante o mês do orgulho LGBTQIAP+ em Ouro Preto. Dentre elas, destacam-se o “Café com Orgulho”, um encontro entre a gestão municipal e a comunidade para discutir políticas públicas e apresentar o Centro de Referência e Acolhimento LGBT+ de Ouro Preto, uma casa que oferecerá assistência psicossocial para pessoas LGBTQIAPN+. Também está prevista a II Virada Cultural da Diversidade, com mostra de documentários comentados sobre a temática LGBTQIAPN+, e a Semana da Diversidade, planejada para acontecer após a inauguração do Centro de Referência.
A melhor forma de apoiar a Parada é participando, convidando mais pessoas, divulgando nas redes sociais. A mobilização e participação popular é a melhor forma de mostrar que nossa comunidade está organizada na luta pelos seus direitos.
Victor Pinto, ao Galilé.
A Parada LGBTQIAP+ de Ouro Preto surge como um espaço de resistência, celebração e reivindicação de direitos, mostrando que a comunidade LGBTQIAPN+ está unida em sua luta por igualdade, visibilidade e respeito.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Pois então Siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.
[…] Neste domingo (23) acontece a V Parada LGBTQIAP+ de Ouro Preto […]
[…] Neste domingo (23) acontece a V Parada LGBTQIAP+ de Ouro Preto […]
[…] Leia mais:Neste domingo (23) acontece a V Parada LGBTQIAP+ de Ouro Preto […]