No próximo sábado (17), o Centro Acadêmico de História da Universidade Federal de Ouro Preto (CAHIS) fará um memorial para o Charles Wallace dos Reis Aguiar, que foi encontrado morto na delegacia da Polícia Militar. A homenagem será feita junto com o corpo docente, a família do estudante e da República Cangaço (onde morava).
“Será um momento para lembrarmos dele, fazermos viva sua memória. Compartilharemos momentos, memórias e ideias da pessoa que ele foi e da luta que ele representa e que tanto batalhou, e também discutiremos sobre questões essenciais nos dias de hoje”, diz o comunicado do CAHIS.
Confira a programação:
- 9h até as 9:30h: Café da manhã no jardim da G-20.
- 9:30h até as 10h, passaremos um documentário autoral do Charles no auditório da G-20.
- Das 10h até as 11h, o memorial Charles, Presente será realizado, perto do redondo.
- Das 11h até 12h, teremos um momento para plantar uma árvore e fazer uma roda de conversa para tratarmos de saúde mental e outras questões importantes, também pelo redondo.
Relembre o caso
Charles foi encontrado morto no dia 21 de agosto, dentro de uma cela da delegacia de Ouro Preto, enforcado por um tirante de caneca. Segundo a Polícia Militar, o estudante de 23 anos, que era negro, gay e militante de movimentos sociais, foi detido após uma discussão com seu namorado, na noite de sábado (20/8), em Mariana, quando ele teria desacatado os policiais. Na delegacia, ele foi colocado em uma cela e, momentos depois, encontrado sem vida.
Apesar da polícia sustentar a versão de suicídio, amigos, a UFOP, instituições estudantis e figuras políticas cobram explicações sobre o caso, que consideram pouco esclarecido.
Jornalista graduado pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), tendo passagens pelo Mais Minas, Agência Primaz e Estado de Minas.
[…] + Memorial para estudante que foi encontrado morto em cela da delegacia será montado na UFOP […]
[…] + Memorial para estudante que foi encontrado morto em cela da delegacia será montado na UFOP […]