A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) deliberou o retorno do uso obrigatório de máscaras em ambientes fechados e abertos (quando houver aglomeração) a partir de segunda-feira (28). A decisão foi tomada pelo Comitê Gestor e pelo Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus, levando em consideração o aumento de casos de Covid-19 no Brasil.
Dessa forma, volta a ser obrigatório o uso de máscara nos setores administrativos, nas salas de aula, laboratórios, restaurantes universitários, auditórios e no Centro de Convenções da UFOP.
A Universidade ainda reforçou a necessidade de estar com o ciclo vacinal regular, em conformidade com o calendário de imunização, e às regras básicas de higienização das mãos.
“Os casos de covid-19 continuam sendo monitorados pelo Sistema de Telemonitoramento, que acompanha as notificações de pessoas infectadas. Trata-se, portanto, de um canal que deve ser amplamente valorizado e utilizado por nossa comunidade”, diz o comunicado da UFOP.
Situação da Covid-19 em João Monlevade, Mariana e Ouro Preto
Das três cidades que abrigam campus da UFOP, apenas Mariana decretou o uso obrigatório de máscaras no transporte coletivo. A Primaz de Minas Gerais teve uma média móvel de 24 casos positivos por dia nos últimos sete dias e a Secretaria Municipal de Saúde preferiu decretar a retomada de medidas mais rígidas de controle da disseminação do vírus.
Já em Ouro Preto, apesar de ter confirmado 204 casos de Covid-19 em uma semana, ainda segue sem obrigatoriedade no uso de máscara no transporte coletivo e em locais fechados. Em João Monlevade, não há atualização nos boletins epidemiológicos desde o dia 1º de setembro, quando apenas cinco novos casos foram detectados.
Em Minas Gerais como um todo, foram registradas seis mortes e 5.158 casos positivos de Covid-19 nas últimas 24 horas, conforme mostra o boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), divulgado na terça-feira (29). Este é o maior número de casos confirmados da doença na última semana.
Jornalista graduado pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), tendo passagens pelo Mais Minas, Agência Primaz e Estado de Minas.