Alunos da UFOP produzem carta aberta pela saúde mental

UFOP

Por meio do Diretório Central dos estudantes (DCE-UFOP), os alunos da instituição divulgaram uma carta aberta reivindicando um posicionamento e ações efetivas da universidade quanto ao zelo a saúde mental dos discentes.

Desse modo, em três páginas, os alunos reivindicam a criação do Programa de Prevenção de Suicídio. Todavia, tanto com base nas diretrizes do SUS, quanto nas necessidades específicas da UFOP. Além disso, estão buscando maneiras de acolher adequadamente os profissionais da saúde e os servidores sociais envolvidos no atendimento aos estudantes.

Uma das propostas é a adesão institucional da UFOP ao curso de extensão “Abordagens do Suicídio: Cuidado, Acolhimento e Prevenção”, visando a capacitação e conscientização sobre essa questão sensível. Além disso, pautas como: a falta de uma comunicação transparente, as dificuldades econômicas enfrentadas, o não aviso sobre as situações envolvendo saúde mental aos órgãos superiores, a situação das moradias socioeconômicas e, também, a relação entre professores e alunos obtiveram destaque no documento.

Desse modo, exigem por parte da Universidade, a criação de um comitê permanente para avaliar a saúde mental da comunidade universitária.

(acesse o documento na íntegra aqui).

Leia também: Agência Primaz lança nessa sexta (11) podcast que registra história de Mariana

O que diz a UFOP

Em resposta a nossa redação, a Universidade reiterou que:

As solicitações de atendimento no âmbito da saúde mental, especialmente após a pandemia, são crescentes. No âmbito universitário essa demanda não é diferente e as instituições federais de ensino superior discutem em diversos fóruns estratégias para aprimorar o acolhimento emocional. Importante destacar que essas estratégias não devem ser apenas médicas. Nesse sentido, a UFOP disponibiliza atendimento em sua própria rede e também encaminha estudantes para a rede municipal de saúde. Além disso, promove ações de escuta, acolhimento e promoção da qualidade de vida, individual e coletivamente. Contando, ainda, com projetos desenvolvidos no âmbito do Programa de Incentivo à Diversidade de Convivência.

E completou com os dados do 1º Semestre PRACE — Atendimento aos estudantes — 1º semestre de 2023 Campus Ouro Preto Orientação Estudantil e Moradias Institucionais 2 psicólogos e 1 pedagoga Foco: acolhimento; acompanhamento da trajetória acadêmica; acompanhamento das vivências nas moradias estudantis. – Atendimento individuais: 672 – Atendimentos em grupo: 512 – Total de atendimentos: 1184. Psicologia de Portas abertas 2 psicólogos Foco: acolhimento e acompanhamento breve. – Atendimentos individuais: 745 – Total de atendimentos: 745 Campus Mariana 2 psicólogas Foco: acolhimento; acompanhamento breve, acompanhamento da trajetória acadêmica; acompanhamento das vivências nas moradias estudantis. – Atendimentos individuais: 468 – Atendimentos coletivos: 57 – Total de atendimentos: 525

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Pois então Siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

2 Thoughts to “Alunos da UFOP produzem carta aberta pela saúde mental”

  1. […] Alunos da UFOP produzem carta aberta pela saúde mental […]

Leave a Comment