A Prefeitura de Ouro Preto, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, anunciou os resultados do Inventário da Oferta Turística (Invtur), com dados coletados até dezembro de 2023. Esse levantamento, que mapeia os serviços turísticos do município, visa orientar a formulação de políticas públicas para fortalecer o setor. O relatório abrange meios de hospedagem, espaços para eventos, bares, restaurantes, agências de viagem e guias turísticos da região.
Os dados estão disponíveis no site da Prefeitura de Ouro Preto e no Portal do Turismo. Empreendedores do setor que desejam cadastrar seus negócios podem entrar em contato com a equipe da Secretaria de Cultura e Turismo pelo telefone 3551-7329.
Leia também:
- Banda de Mariana grava videoclipe na ‘Mina Chico Rei’, em Ouro Preto
- Carreta oftalmológica deve atender mais de 700 pessoas em Ouro Preto
OS DADOS:
Ouro Preto oferece uma ampla gama de opções de lazer. No âmbito do Turismo Histórico-Cultural, diversos empreendimentos impulsionam o destino turístico, atendendo aos 500 mil visitantes anuais. Esses números evidenciam a relevância econômica da atividade e estimulam o desenvolvimento de novos equipamentos no município, conforme os dados da Secretaria de Turismo.
A pesquisa identificou:
- 202 meios de hospedagem, com 5.693 leitos e 2.341 unidades habitacionais;
- 157 restaurantes, bares, cafés, lanchonetes e produtos;
- 8 agências de viagem e operadoras;
- 8 transportadoras turísticas;
- 14 serviços para eventos, incluindo Centro de Convenções, auditórios, empresas organizadoras e promotoras de eventos, e espaços para shows e eventos;
- 65 atrativos turísticos, como museus, igrejas, minas de ouro, parques, teatros e anfiteatros;
- 89 atrações, como mirantes, capelas, passos da paixão, chafarizes, oratórios, pontes e estátuas;
- 63 Guias de Turismo com o Cadastur, registro do Ministério do Turismo.
Os dados coletados alimentam o site do turismo: turismo.ouropreto.mg.gov.br, proporcionando acesso ao público. O portal é uma ferramenta crucial de divulgação, amplamente utilizado por quem deseja conhecer a cidade e obter informações para planejar sua viagem e estadia.
Felipe Xavier, diretor de Turismo, afirmou que os dados totais e atualizados do inventário serão divulgados todo início de ano, refletindo o esforço contínuo da equipe do Departamento de Turismo. “Essas informações inventariadas pela equipe devem ser divulgadas, pois são dados de referência da cidade e demonstram o trabalho diário desempenhado pela equipe técnica da secretaria”, enfatizou.
O secretário de Cultura e Turismo, Flávio Malta, ressaltou a importância dessas informações para Ouro Preto. “O número de turistas na cidade vem crescendo durante o ano, e a cidade precisa ter este conjunto de atrações e produtos turísticos à disposição para satisfazer os visitantes e suas necessidades, o que demonstra os dados da oferta turística de Ouro Preto. Sim, a cidade está preparada para receber nossos visitantes!”, concluiu o secretário.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.