Confira como ficará o trânsito durante o Triunfo Barroco neste sábado (22)

Triunfo barroco

A Prefeitura de Ouro Preto divulgou como o trânsito na cidade ficará durante a preparação e cortejo do Triunfo Barroco que acontecerá neste sábado (22).

Desse modo, a partir das 7h — fica proibido o estacionamento de veículos no Largo do Rosário, rua Cônego Simões (Ponte Seca), rua Antônio de Albuquerque, Praça Américo lopes, rua Diogo de Vasconcelos, Praça Barão do Rio Branco, rua Clodomiro de Oliveira, rua João Batista Fortes, rua Conselheiro Santana e Praça Monsenhor Castilho Barbosa (Basílica Nossa Sra. do Pilar).

Contudo, a liberação do trânsito está condicionada à passagem do Cortejo. Fechamento da rua São José às 17h, com previsão de liberação às 20h.

Programação

  • 9h, 12h e 15h — Repique de sinos nas Igrejas de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos e Basílica Menor de Nossa Senhora do Pilar
  • 15h — Arautos convidando para o grande cortejo
  • 16h — Missa Solene na Igreja de Nossa Senhora do Rosário (Orquestra Jovem de Ouro Preto e Coral Francisco Gomes da Rocha)
  • 18h — Sinerata das igrejas históricas
  • 18h — Cortejo Comemorativo do Triunfo Eucarístico
  • 20h — Te Deum e Coroação de Nossa Senhora do Pilar

Triunfo Barroco em Ouro Preto

Em Minas Gerais, a cidade de Ouro Preto reuniu centenas de atores, dançarinos, músicos, personagens e alegorias mitológicas para reviver neste sábado, dia 22 de julho, a gloriosa festa que marcou a conclusão das obras de ampliação e embelezamento da Igreja de Nossa Senhora do Pilar, em 1733.

O “Triunfo Barroco”, uma realização do Governo do Estado e Prefeitura de Ouro Preto, com patrocínio da Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, é uma releitura do histórico “Triunfo Eucarístico”, a maior festa cultural do Brasil colonial. Promovida no século XVIII, o Triunfo foi registrado com detalhes no libreto de Simão Ferreira Machado, publicado em Lisboa, em 1734. Nele, o autor relata que a união do sacro com o profano resultou em um acontecimento único que movimentou toda a Vila Rica. O ponto alto foi um cortejo monumental que marcou o translado do Santíssimo Sacramento da Igreja do Rosário para a Matriz do Pilar revigorada.

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Pois então Siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

Leave a Comment