Técnico-administrativos da UFOP aprovam greve com início no dia 25/03

Na tarde desta segunda-feira (11), em uma assembleia geral realizada no auditório do DEGEO, no campus Morro do Cruzeiro, os Trabalhadores Técnico-Administrativos da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) votaram a favor da deflagração da greve, que terá início no dia 25/03. Vale destacar que a universidade tem campus em Mariana, João Monlevade e Ouro Preto.

Um total de 184 pessoas participaram da assembleia, onde foi decidido o início da greve. Importante ressaltar que a assembleia anterior da categoria, realizada em 29/02, já havia aprovado o indicativo de greve.

Três propostas de início da greve foram colocadas em votação: (1) início em 15/03; (2) início em 18/03; e (3) início em 25/03, proposto pela Diretoria. A terceira proposta foi a mais votada, com 60 votos. A primeira e a segunda tiveram, respectivamente, 28 e 14 votos.

O principal objetivo do movimento grevista é pressionar o governo em busca da recomposição salarial dos servidores TAE’s para o ano de 2024, além da reestruturação do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE).

Leia também:

Os eixos da greve incluem questões específicas, como a reestruturação do PCCTAE com o orçamento necessário para a recomposição salarial, e demandas gerais, como a recomposição orçamentária das instituições de ensino, revogação de determinações que impedem o direito de greve, entre outras. Confira os eixos no site da Assufop.

De acordo com a FASUBRA, 32 universidades já estão em greve desde 11 de março, enquanto outras 18 farão assembleias no mesmo dia. Quatro entidades farão assembleias ao longo da próxima semana, e 12 instituições ainda não se manifestaram.

O Comando Local de Greve da UFOP será composto por Hilton Timóteo, Paulo Vitor, Isabel, Eliane Lima, Adilson Ribeiro, Fábio Luiz, Vicente Cândido, Paula Stockler, Geraldo César, além dos membros da Diretoria do ASSUFOP: Gabriel Souza, Silvia Nahas, Eduardo Evangelista, Adilson Martins, Élcio Rodrigues, Flávio Henrique, Thiago Caldeira, Anderson Medeiros, Marcelo Henrique, Maria de Fátima Bicalho, Tatiana Hundrel, Natielly Alves e José da Silva Gomes. A primeira reunião do Comando Local de Greve acontecerá nesta terça-feira, 12 de março, na sede do ASSUFOP.

O Comando Nacional de Greve será formado em 18/03.

TÉCNICOS DA UFOP APRESENTAM CARTA DE APOIO À GREVE

Técnico-administrativos da UFOP aprovam greve com início no dia 25/03
Participaram do encontro os diretores Gabriel Souza, Marcelo Henrique, Du Evangelista e Flávio Henrique

o domingo passado, diretores do Sindicato ASSUFOP se reuniram na sede da entidade com a deputada federal Dandara (PT), membro da Comissão de Educação do Congresso, para entregar uma carta de apoio à greve dos técnico-administrativos em administração, assinada também pelo SINASEFE IFMG e Adufop. O documento destaca a urgência da recomposição salarial dos servidores federais em 2024 e a necessidade de revisão do PCCTAE, enfatizando os anos de congelamento salarial durante os governos anteriores.

Critica-se a proposta de reajuste zero anunciada pelo governo, considerada inadequada diante das perdas inflacionárias acumuladas. A carta solicita apoio à mobilização dos servidores federais por parte da deputada, que se comprometeu a defender suas pautas junto ao governo e ao Ministério da Educação.

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

2 Thoughts to “Técnico-administrativos da UFOP aprovam greve com início no dia 25/03”

  1. […] Técnico-administrativos da UFOP aprovam greve com início no dia 25/03 […]

  2. […] Técnico-administrativos da UFOP aprovam greve com início no dia 25/03 […]

Leave a Comment