Uma das bandas de samba mais tradicionais dos anos 90 de Ouro Preto, a “Sorriso Negro”, se apresentou em um show emocionante no último domingo (16). O conjunto, que encerrou as atividades em 1998, com alguns retonos pontuais, como em uma live durante a pandemia.
Leia também: “Repúblicarte”: República Gaiola de Ouro promove mostra de arte na Rua Direita em Ouro Preto
Eles começaram tocando em bares e rodas de samba, mas ao longo do tempo se transformaram em uma grande banda com novos instrumentos e arranjos, tocando um estilo mais harmonizado. A banda teve um sucesso significativo, realizando shows em várias cidades da região e até mesmo em Belo Horizonte.
Eles gravaram um CD autoral intitulado “Bonito Demais”. Infelizmente, em 1998, a banda encerrou suas atividades com o falecimento do maestro Valdir Valadares, seu principal alicerce e idealizador do projeto. No entanto, após 22 anos inativa, o grupo promete retornar em uma live especial no YouTube.
Ao Galilé, o músico Emerson Valadares, filho do seu Valdir, explica o retorno da banda após um período de inatividade:
“Nós fizemos uma live na pandemia, foi em 2020, né? Depois de 22 anos parada, a banda retornou, e agora tocamos no dia 20 de novembro, pois fomos convidados pela prefeitura para fazer a abertura do Natal Luz e o dia da consciência negra. Ontem e domingo agora, nós retornamos ao palco oficialmente com a banda toda reunida e fizemos essa apresentação para o show que faz parte da programação do Festival de Inverno”, disse ao Galilé.
Leia também: Mulher idosa desaparecida em Ouro Preto é encontrada no Rio de Janeiro
Emerson enfatiza que tem sido excelente o retorno do público quanto a retomada das atividades da banda. Ele destaca que só têm recebido elogios, e isso é extremamente gratificante para eles.
“As pessoas estão curtindo muito, inclusive nas ruas de Ouro Preto aqui, onde quer que a gente ande, eu e os outros músicos da banda. Só recebemos elogios.Tem sido muito gratificante ver como as pessoas nos recebem de braços abertos. É tão gostoso. Quando chegamos na praça, vemos pessoas da nossa época lá.Às vezes, o cara está lá com o neto, nem o filho, com o neto, saindo de casa especialmente para nos ver. Isso para nós é muito gratificante“, finalizou ao Galilé.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Pois então Siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.
[…] A tradicional banda "Sorriso Negro" marca retorno com grande show em Ouro Preto […]
[…] A tradicional banda "Sorriso Negro" marca retorno com grande show em Ouro Preto […]