Sistema Prisional de Minas tem redução de 44% no número de fugas e zero rebelião

Sistema Prisional de Minas tem redução de 44% no número de fugas e zero rebelião

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG), divulgou um relatório que destaca a melhoria significativa nos índices de segurança interna no sistema prisional do estado. De acordo com o levantamento, o primeiro quadrimestre de 2023 registrou uma redução considerável nos casos de fugas, motins, subversões da ordem e rebeliões em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Leia também: Ouro Preto e Mariana têm as maiores pontuações em índice de preservação do patrimônio de MG

A implementação de programas de ressocialização e de atividades educacionais tem desempenhado um papel fundamental nesses resultados positivos. A Secretaria de Justiça e Segurança Pública tem investido no fortalecimento dessas iniciativas, visando proporcionar aos detentos oportunidades de aprendizado e reintegração social.

Os programas de ressocialização têm como objetivo oferecer aos presos a possibilidade de adquirir novas habilidades, participar de cursos profissionalizantes e ter acesso à educação formal. Dessa forma, busca-se preparar os detentos para uma reintegração bem-sucedida à sociedade após o cumprimento de suas penas.

Esse esforço conjunto faz parte de um investimento histórico realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), no valor de R$ 74 milhões, destinados exclusivamente às reformas prioritárias no sistema prisional de Minas Gerais.

Leia também: “Ana & Leo”: professores da UFOP escrevem livro sobre educação financeira para crianças

A iniciativa tem como objetivo principal garantir o bem-estar dos servidores que atuam no sistema prisional, além de contribuir para a melhoria da custódia e da ressocialização dos custodiados.

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

Leave a Comment