A Semana Santa é um momento sagrado para os cristãos católicos, pois trata dos últimos momentos de Jesus antes de ser crucificado e a sua ressurreição. Todos os anos, Ouro Preto se torna um destino perfeito para aqueles que procuram uma experiência única de religiosidade e turismo. Mas a cidade e os distritos possuem também inúmeros atrativos para quem deseja conhecer além dos ritos religiosos, oferecendo desde as majestosas igrejas barrocas, perfeitas para os turistas que buscam uma jornada espiritual inesquecível, até belíssimas cachoeiras, trilhas e museus.
Leia também: Conheça o Parque das Andorinhas
Relaxe nos distritos de Ouro Preto durante a Semana Santa
Em Ouro Preto, além do centro histórico, é possível encontrar uma variedade de destinos, próximos da sede, que oferecem descanso, conexão com a natureza e a vivência da cultura local. Os distritos possuem atrativos interessantes para quem quer curtir o feriado de maneira mais reservada. Algumas dessas localidades caracterizam-se pelas belas paisagens e hospitalidade com os turistas. Destacam-se aqui três dos doze distritos que podem proporcionar uma experiência maravilhosa aos visitantes que desejam relaxar na Semana Santa.
Lavras Novas possui cachoeiras belíssimas, sua paisagem rural relembra as pequenas cidades do interior. As trilhas, os passeios a cavalo e de quadriciclo são atrações que complementam o charme do local. A Cachoeira do Falcão, na Chapada, subdistrito de Lavras Novas, possui uma queda com cerca de 4m de altura e um poço relativamente raso, ideal para crianças.
São Bartolomeu também é um ótimo destino, já que a localidade fica às margens do Rio das Velhas, cercada pelo Parque Estadual do Uaimií, possibilitando passeios nas trilhas e cachoeiras ao redor do local.
Santo Antônio do Salto é um distrito muito conhecido por suas matas quase intocadas e cachoeiras com grandes quedas, por estar situado em uma região a 800 metros de altitude, num rebaixamento da Serra de Lavras Novas que o circunda.
Leia também: Cachoeira do Campo, distrito de Ouro Preto, vai ter unidade de rede hoteleira de Portugal
Museus e igrejas para quem quer se aprofundar na história
Na sede, as igrejas de São Francisco de Assis, Santuário Nossa Senhora da Conceição, Basílica de Nossa Senhora do Pilar e Igreja de Nossa Senhora do Carmo, estão entre os monumentos mais procurados na Semana Santa, todos esses atrativos estarão abertos nesse período.
Os museus são a melhor opção para quem se interessa pela história de Vila Rica. Alguns dos principais museus gratuitos estarão funcionando no feriado. Dar início à visita a Ouro Preto pelo Museu da Inconfidência, localizado na Praça Tiradentes, é uma ótima maneira de começar a experiência cultural. O local possui dois salões dedicados a diferentes aspectos da antiga Vila Rica, como mineração, transportes, construção civil, pintura e escultura, arte e religião.
Outro atrativo interessante é o Museu Casa dos Contos, localizado na Rua São José, construído entre 1782 e 1784, foi utilizado originalmente como residência e “Casa dos Contratados” do arrematante João Rodrigues de Macedo.
O Museu Casa Guignard, na Rua Direita, reúne obras do autor Alberto da Veiga Guignard, além de objetos por ele pintados e peças que ilustram sua vida e oferecem visão ampla sobre a trajetória do mestre. Exposições temporárias, pesquisa e ação educativa dinamizam o espaço cultural. A visita a esse museu também é gratuita, mas há possibilidade de uma contribuição espontânea, se o turista assim desejar.
Leia também: Distrito de Lavras Novas é um dos mais procurados para turismo em Minas Gerais, de acordo com pesquisa do IBGE
Natureza próxima à sede de Ouro Preto
Dentro da sede de Ouro Preto também há belos parques. O Parque Natural Municipal das Andorinhas (PNMA) é uma área rica em formações rochosas, que abriga um conjunto de cachoeiras de beleza cênica. Dentre essas está a Cachoeira das Andorinhas, aquela que, além de dar nome ao parque, é conhecida também como a nascente do Rio das Velhas.
O Parque Hortos dos Contos representa um importante capítulo para a história de Ouro Preto. Criado por ordem régia em 1799, e então batizado como Horto Botânico de Vila Rica, foi o segundo jardim botânico do Brasil.
Independente da localidade ou atrativo visitado, o importante é aproveitar os dias de descanso da melhor forma possível e conhecer o melhor que Ouro Preto tem a oferecer. Acesse o site e saiba um pouco mais sobre nossos diversos atrativos: https://ouropreto.mg.gov.br/turismo/
Texto: Sabrina Pereira / Revisão: Greiza Tavares
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Pois então Siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Fundado em 1990 por Francelina e Arnaldo Drummond do antigo Instituto de Arte e Cultura da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), o jornal nascia em meio a uma onda democrática, que inspirava os brasileiros naquele momento. Tendo como objetivo levar informação aos cidadãos ouro-pretanos, o Galilé se diferenciava dos demais concorrentes por ser um jornal de opinião, oferecendo um pensamento crítico acerca da realidade ouro-pretana e brasileira.