No próximo final de semana, as comunidades de Piedade e Moreira, sub-distritos a 18 km de Santa Rita, receberão mais uma edição do Festival da Terra, evento que celebra a cultura e a natureza através da arte e da educação, construído de forma coletiva com a participação dos moradores das regiões onde ocorre e parceiros. O festival busca fortalecer a cultura local, incentivar o turismo de base comunitária e difundir a agroecologia.
A programação inclui apresentações artísticas, rodas de conversa, oficinas e intercâmbios que abordam práticas sustentáveis de manejo da paisagem, produção de alimentos, bioconstrução, além de questões sociais, econômicas e políticas.
A edição deste ano conta com apoio da Prefeitura de Ouro Preto e emenda parlamentar dos deputados Leleco Pimentel e Padre João.
Os temas das atividades são levantados junto à comunidade local, visando melhorar a qualidade de vida dos moradores e a qualidade ambiental do território. As atividades são gratuitas e incluem opções para todas as idades, com alimentação saudável produzida com alimentos da agricultura familiar da região.
História do Festival
O Festival da Terra surgiu em 2016 na área rural de Santa Rita de Ouro Preto, uma iniciativa das comunidades de Piedade e Moreira em parceria com a Universidade Federal de Ouro Preto. Seu objetivo é fortalecer a cultura local, unir os moradores, incentivar o turismo de base comunitária, valorizar a agricultura familiar, difundir a agroecologia e promover atividades educativas e artísticas.
Desde então, o festival tem se transformado em cada nova localidade onde é realizado. Em Piedade e Moreira, resgatou tradições festivas de São João, com fogueira, quadrilha e caminhada sobre a brasa. Foi crucial para a organização social e política das comunidades, que se uniram para escrever a Carta da Terra e demandar um Plano de Desenvolvimento Rural Sustentável para Ouro Preto.
Leia também:
- Ouro Preto recebe Anavitória e Nando Reis em Agosto
- Histórias para Cantar: Turnê d’O Teatro Mágico virá a Ouro Preto e Lafaiete em Outubro
Confira outras informações relativas ao evento
Data:
21, 22 e 23 de junho de 2024
Local:
Escola e Fábrica de Rapadura das comunidades de Piedade e Moreira em Santa Rita de Ouro Preto. As comunidades estão há 18 km do centro urbano de Santa Rita.
Transporte:
Para os participantes que se inscreveram para o Festival, uma van saindo de diferentes distritos de Ouro Preto está sendo disponibilizada pela prefeitura, mas os participantes também podem vir de transporte próprio.
Hospedagem e alimentação:
Para os participantes inscritos, hospedagem na casa dos locais e na escola será disponibilizada gratuitamente. A alimentação do festival é gratuita para todos os participantes feita primariamente com produtos da região.
Programação do Festival da Terra 2024
**Sexta-feira (21/06)**
– 08:00: Café da manhã, acolhida e abertura
– 09:00: Apresentação: Escolas rurais
– 12:00: Roda de abertura
– 13:00: Roda de conversa: Educação rural (ensino fundamental)
– 15:30: Roda de conversa: Educação rural (ensino médio)
– 18:00: Jantar
– 19:00: Show Vitão da Viola
– 22:00: Show 100% Forró
**Sábado (22/06)**
– 08:00: Café da manhã, acolhida e abertura
– 09:00: Oficinas:
– Artesanato com Bambu
– Atividade Pastoral da Juventude
– Atividade para crianças
– Oficina para mulheres: Laboratório de criação entre oráculos e plantas
– Futebol (sub 11 e sub 18 anos)
– Roda de Capoeira
– Espaço Saúde
– 12:00: Almoço
– 13:00: Roda de Conversa Juventude: Empreendedorismo rural e agroindústria
– Oficinas:
– Artesanato com Bambu, Tambor e a Musicalidade Afro
– Regularização do CAR, atividade para crianças
– Espaço Saúde
– 17:00: Show Ed Nasque
– 18:00: Jantar
– 20:00: Show Grupo Dendê
**Domingo (23/06)**
– 08:00: Café da manhã, acolhida e abertura
– 09:00: Encontro de casais
– Oficinas:
– Roda da Teia dos Povos e Cultura Indígena + Remédios Caseiros com Plantas Úteis
– Atividade para crianças
– 12:00: Almoço e chegada da cavalgada
– 13:00: Carta da Terra
– Oficina para crianças
– 15:30: Apresentação de viola Mata dos Palmitos
– Roda de Viola
– Troca de Mudas e Sementes
– 17:00: Oficina do fogo
– Acendimento da fogueira
– Procissão de São João com o grupo de Ouro Branco
– 18:00: Jantar
– 20:00: Show Giovana Rezende
– 22:00: Caminhar na brasa
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Fundado em 1990 por Francelina e Arnaldo Drummond do antigo Instituto de Arte e Cultura da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), o jornal nascia em meio a uma onda democrática, que inspirava os brasileiros naquele momento. Tendo como objetivo levar informação aos cidadãos ouro-pretanos, o Galilé se diferenciava dos demais concorrentes por ser um jornal de opinião, oferecendo um pensamento crítico acerca da realidade ouro-pretana e brasileira.