Saneouro emite comunicado sobre abastecimento no subdistrito de Chapada

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A Saneouro (consórcio formado pelas empresas GS Inima Brasil e MIP que, desde janeiro de 2020, é responsável pela prestação dos serviços de água e esgoto da cidade de Ouro Preto), emitiu um comunicado sobre a falta de abastecimento no subdistrito de Chapada. Todavia, confira na íntegra:

Com relação aos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário da localidade de Chapada, no distrito de Lavras Novas, em Ouro Preto (MG), a Saneouro esclarece que:

  • 1 – Desde o início do contrato de concessão com o município de Ouro Preto, em janeiro de 2020, jamais deixou de fornecer os serviços e de realizar as devidas manutenções na localidade;
  • 2 – Dispõe de equipe que afere e monitora, periodicamente, a qualidade da água e adota ações corretivas sempre que necessário;
  • 3 – Por não conseguir instalar hidrômetros nos imóveis da Chapada, em função de resistência dos moradores locais, em 25 de maio de 2022 a Saneouro reuniu-se com representantes da comunidade para ouvir suas principais demandas. Na reunião, foi acordado que a Saneouro faria um diagnóstico técnico para melhorias no abastecimento de água e o apresentaria aos mesmos representantes da comunidade;
  • 4 — Como combinado, a Saneouro encaminhou tal diagnóstico por e-mail à presidente da Associação dos Moradores da Chapada em 29 de setembro de 2022 e desde então tentou, por diversas oportunidades, agendar reunião para apresentação presencial, mas não obteve sucesso;
  • 5 – Mesmo não conseguindo apresentar seu diagnóstico à Associação dos Moradores da Chapada, a Saneouro prestou serviços de melhorias locais, tais como: substituição de aproximadamente 60 metros de redes antigas que interligam a captação de água ao reservatório e melhorias no reservatório;
  • 6 – A resistência da Associação dos Moradores da Chapada ao diálogo impacta em questões importantes como a padronização das redes de distribuição, as ligações de água e as medições de consumo. O controle de consumo é fundamental, inclusive, para a empresa conhecer a real demanda de abastecimento da comunidade, já que o sistema que a Saneouro herdou da Prefeitura de Ouro Preto em Chapada foi projetado para atender às famílias locais e não a comércios que possam ter sido estabelecidos em função do turismo;
  • 7 – O abastecimento de água da Chapada é feito por captação superficial, método que é extremamente sensível a períodos de seca atípicos como o que vivemos agora. Ou seja, em localidades abastecidas via captação superficial, a ausência de chuvas impacta diretamente na quantidade de água disponível para consumo.

Por fim, através da nota, a Saneouro reitera seu esforço e seu compromisso para assegurar a regularidade e a qualidade da água distribuída em Chapada. Assim como em todo o município de Ouro Preto. A empresa afirma, contudo, estar visando sempre a universalização e a efetividade na prestação de seus serviços.

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Entenda o caso Saneouro x Chapada

Há uma série de reclamações dos moradores do subdistrito da Chapada, em Ouro Preto, em relação à Saneouro, a empresa responsável pelo abastecimento de água na região. Segundo os residentes, a Saneouro está deixando os imóveis sem água e condicionando o retorno do abastecimento à instalação de hidrômetros. Essa redução do volume de água que abastece o reservatório local resultou na falta de água para toda a comunidade.

Quando tentam registrar suas reclamações junto à empresa, a Saneouro informa, segundo os moradores, que só aceitará a solicitação se apresentarem o número da matrícula. No entanto, na Chapada, os hidrômetros ainda não aconteceram a instalação dos hidrômetros, impossibilitando qualquer morador de realizar a reclamação. Como resultado, a comunidade continua enfrentando a falta de abastecimento de água.

O que dizem os moradores

Um dos moradores, Sérgio Gadelha, relatou que, ao entrar em contato com o serviço de atendimento da Saneouro, sua reclamação não foi registrada por falta do número da matrícula. Ele foi informado de que seria necessário comparecer ao escritório da empresa na Bauxita para solicitar a instalação do hidrômetro. Somente após a instalação, ele obteria o número da matrícula e poderia então solicitar o serviço. Situações semelhantes ocorrem nos outros canais de atendimento da empresa, como WhatsApp e e-mail. Sem o número da matrícula, os moradores não conseguem fazer reclamações ou solicitações.

Rogério Naves, outro morador, confirmou ter enfrentado o mesmo tratamento por parte da Saneouro. Ao comparecer pessoalmente ao escritório da empresa na Bauxita, ele também não pôde registrar sua reclamação por não ter um hidrômetro instalado em sua residência.

Segundo a presidente da Associação de Moradores, Sandra, a Saneouro está retaliando a Chapada em resposta às críticas feitas pela comunidade nos últimos meses. Ela considera as ações da empresa como chantagem, abuso e crime. Segundo Sandra, não há justificativa para deixar os moradores sem água, principalmente considerando haver água suficiente na nascente. Ela destaca que a Chapada está sendo atacada e planeja denunciar essa situação como crime, exigindo o direito da comunidade à água.

Diante disso, os moradores entraram com uma ação junto ao Ministério Público, solicitando o restabelecimento imediato do fornecimento de água. A Promotoria Pública de Ouro Preto acatou o pedido em caráter liminar no sábado e já notificou a Saneouro sobre a situação.

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