O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) planeja encaminhar ao Congresso, nesta segunda-feira (15), o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) de 2025, com uma previsão de salário mínimo de R$ 1.502 a partir do próximo ano.
De acordo com informações do jornal Folha de S.Paulo, esse valor é calculado seguindo a fórmula de correção da política de valorização, que inclui o reajuste pela inflação dos 12 meses até novembro do ano anterior, além da variação do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos antes, neste caso, a alta de 2,9% observada em 2023.
Leia também:
- Energia solar em Itabirito: Prefeitura entrega sistema em 24 prédios públicos
- EREM promoverá a ‘Marcha para Jesus’ em Mariana
Se confirmado, esse novo valor representaria um aumento de 6,37% em relação ao salário mínimo atual, que é de R$ 1.412 e entrou em vigor em janeiro deste ano.
Entretanto, a previsão para 2025 do salário mínimo ainda está sujeita a mudanças ao longo deste ano, dependendo das variações nas estimativas para a inflação e de eventuais revisões do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o PIB de 2023.
O índice de preços utilizado para corrigir o salário mínimo é o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), que mede a inflação percebida por famílias com renda de até cinco salários mínimos. Segundo as projeções do governo, ele deve avançar 3,25% no acumulado deste ano.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.