O prefeito Angelo Oswaldo sancionou na última quinta-feira (11), a Lei nº 1.347, responsável por criar o Programa de Educação Integral e Integrada na rede pública de ensino do município de Ouro Preto.
Em entrevista para o repórter Antônio Isidoro, da Rádio Real, o prefeito Angelo Oswaldo detalhou que o Programa iniciará atendendo 10 das 45 escolas do município, sendo um sonho de Ouro Preto desde 2013, sendo realizado com a preparação de uma lei aprovada pela Câmara Municipal.
“Nós estamos implantando um projeto muito importante, uma verdadeira revolução na educação, não é uma iniciativa burocrática de apenas ter mais tempo do aluno na escola, é uma revolução nos métodos de ensino e valorização da presença do aluno na sala de aula e no espaço educativo”, afirma o prefeito.
A Secretária Municipal de Educação, Deborah Etrusco, ressaltou a importância da lei sancionada: “É uma lei muito importante para a gente poder implementar políticas públicas no município que perpassam programas de governo de estado, e não por políticas de governo, que podem ser monitorados pela sociedade”.
Leia também: Ouro Preto: homem armado rende mulheres no Centro Histórico; veja vídeo
Deborah defendeu como a Proposta será implementada, afirmando que não é uma política pública impositiva, “estabelecemos primeiro seis escolas, porque precisamos ir avaliando e vendo o que a gente precisa de melhorar, estamos fazendo o programa de forma que os alunos e as escolas não sejam obrigados, mas que seja por adesão voluntária.”
A secretária também explicou a respeito do funcionamento da educação integral como uma mistura de tempos e espaços de aprendizagem, “as escolas ocupam territórios distintos, bairros, comunidades, e os espaços de aprendizagem estão para além da sala de aula e dos muros das escolas, é possível que os estudantes aprendam até no adro da igreja, no salão comunitário, então não é o aluno em tempo integral na escola, dentro da sala de aula tendo aulas expositivas”.
“Precisamos ressignificar essa compreensão do que são esses espaços de aprendizagem com relação à estrutura das escolas, a aprendizagem não acontece apenas dentro da sala de aula com quadro, giz e carteiras pros alunos sentados um atrás do outro”, ressalta.
Para o diretor da Escola Municipal São Sebastião, Josemar da Conceição Mendes, conseguir trazer os alunos para se empenharem é o principal desafio para implantar o programa de educação integral e integrada na escola.
Quando questionado sobre os detalhes de funcionamento na escola, “o aluno não é obrigado a participar, faremos um convite para os pais e para os alunos participarem e vamos utilizar os recursos que a própria comunidade oferece para a gente, começando provavelmente a partir do mês de agosto”, esclareceu o diretor.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Estudante de jornalismo na Universidade Federal de Ouro Preto e estagiária no Jornal Galilé e na Rádio Real FM.
[…] Prefeitura cria Programa de Educação Integral e Integrada […]