A Praça dos Três Poderes, no Distrito Federal, foi invadida e depredada por extremistas neste domingo (8). A tropa de choque da Polícia Militar e o Batalhão da Guarda Presidencial conseguiram desocupar a rampa do Palácio do Planalto, após cerca de três horas e meia de baderna. O presidente da Galoucura, Josimar Júnior, publicou um vídeo nas redes sociais pedindo para o presidente Lula (PT) convocar a torcida organizada do Atlético para combater o ataque terrorista que os prédios de Brasília sofreram.
“Aí meu presidente, não é jogo do Galo não, mas se você nos ligar a tropa vai avançar. A direção é uma só: Brasília. Vamos ver se é isso tudo mesmo. Democracia cara… Fica esperto cambada de otário. Liga meu presidente que a tropa será convocada e a direção é uma só. Tropa do fura bloqueio em ação novamente. Não é jogo do Galo não, mas pela democracia do nosso país, pode nos ligar que a tropa avança.
Veja o vídeo publicado pelo presidente da Galoucura:
A Galoucura já enfrentou grupos extremistas em novembro, quando apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro ocuparam várias rodovias pelo país, em uma manifestação contra o resultado das eleições presidenciais, vencida por Lula. Na ocasião, a torcida se auto intitulou como “Tropa do Fura Bloqueio“, pois furou os bloqueios nas estradas para acompanhar um jogo do Atlético fora de casa.
Terrorismo
Durante a semana, bolsonaristas foram convocados a invadir a Praça dos Três Poderes. Ônibus de diversos estados chegaram nesse sábado (7) em um acampamento em frente ao QG do Exército. No início da tarde de hoje, os extremistas invadiram o Congresso, o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Planalto. Havia apenas um pequeno número de policiais militares na Esplanada dos Ministério que não conseguiu conter a ação dos golpistas. Os extremistas invadiram os alvos e o governo federal ou o Distrito Federal não enviaram reforço.
O primeiro alvo foram a Câmara dos Deputados e do Senado. Os extremistas tiveram acesso tão fácil aos prédios que um homem sentou na cadeira do presidente da Casa Legislativa e fingiu que assinava leis. No entorno, outros golpistas estavam festejando a invasão. Os vandalismos contabilizados foram:
- Presentes de autoridades estrangeiras foram saqueados;
- Fogo ateado no Salão Verde;
- Congresso inundado por causa da água usada para apagar o incêndio;
- Destruição de obras de arte;
Os manifestantes gravaram imagens em meio a gritos de comemoração. Eles arrancaram a porta da sala onde o ministro Alexandre de Moraes guardava a toga. A depredação inclui:
- Brasão da República arrancado
- Cadeira dos ministros retiradas do local e colocadas em frente do STF
- Palácio do Planalto Crucifixo arrancado da parede do STF
- Destruição do busto de Ruy Barbosa Vidros quebrados
- Móveis destruídos
- Poltronas colocadas do lado de fora.
Os extremistas seguiram para a sede do Poder Executivo sem enfrentar resistência por parte de forças de segurança pública. Eles entraram pela mesma rampa que Lula subiu para tomar posse no domingo passado (1). A depredação registrada foi de:
- Vidros quebrados
- Móveis destruídos
- Poltronas colocadas do lado de fora.
Continue acompanhando o Jornal Galilé – Instagram, Facebook – para mais notícias sobre cultura, política e saúde na Região dos Inconfidentes.
Jornalista graduado pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), tendo passagens pelo Mais Minas, Agência Primaz e Estado de Minas.
[…] Presidente da Galoucura coloca torcida à disposição de Lula para conter invasões em Brasília: … […]