Para garantir melhorias no preparo e manuseio de alimentos e proporcionar qualidade na alimentação das crianças e adolescentes das escolas da Rede Municipal, a Prefeitura de Mariana, através da Secretaria de Educação, reuniu 91 merendeiras no Centro de Convenções Alphonsus de Guimarães, para uma capacitação nesse sábado (13).
O treinamento é uma normativa da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e consta na regulamentação da merenda escolar. No encontro, as colaboradoras receberam uniformes e Equipamentos de Proteção Individual (EPI), como botas.
Pamela da Silva, cozinheira da E.M. Dom Oscar, garante que o ingrediente principal da merenda escolar é o amor. Mas conta sobre a importância da capacitação. “Estar aqui hoje é garantir aprendizado para que a gente possa servir alimentos mais saudáveis para as nossas crianças”, explica.
Leia também:
- Prefeitura de Ouro Preto e UFOP selam parceria para construção de UBS na Barra
- Mais de 260 vagas de emprego disponíveis em Ouro Preto
Técnica e autoestima
O treinamento promovido pela prefeitura de Mariana aconteceu em dois momentos. No primeiro, as psicólogas Wanessa de Paula e Ana Clara Franco, do Núcleo de apoio Psicossocial Escolar (Nape), vinculado à Secretaria de Educação, falaram sobre relações interpessoais. “Promovemos um momento de reflexão, para que as profissionais pensem novas perspectivas sobre elas mesmas e sobre o trabalho”, explica Ana Clara.
No segundo momento, nutricionistas ministraram palestras sobre “Cardápios e distribuição de merenda” e “Boas práticas de fabricação”. “O objetivo é sempre buscar oferecer uma merenda de qualidade e segura para os estudantes”, garante a nutricionista Cleidiane Ruth da Silva. A Prefeitura de Mariana possui quatro nutricionistas na rede e garante alimentação para quase 8 mil estudantes.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Graduando em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto. Atua como estagiário no Jornal Galilé e na Rádio Real FM.