Na manhã de sábado (19), foi realizado o resgate dos símbolos cívicos do Brasil, hasteando o principal símbolo do país na Praça Tiradentes, justamente no Dia da Bandeira do Brasil. A celebração teve a Sociedade Musical Santaritense, que está completando 70 anos, como animadora, junto com representantes da Escola Municipal Alfredo Baeta, que guarda o nome do primeiro prefeito de Ouro Preto.
Para o prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo (PV), a festa foi simples, mas muito bonita e direta, dando o recado de que a bandeira do Brasil pertence a todos os brasileiros e não a um grupo político.
“A bandeira do Brasil é de todos os brasileiros e brasileiras, ela é o símbolo nacional por excelência. Por isso, no Dia da Bandeira do Brasil, nós fizemos uma cerimônia na Praça Tiradentes hasteando a bandeira do Brasil para resgatá-la do sequestro que ela foi vítima nos últimos anos. Muita gente pensa que a bandeira do Brasil virou o símbolo de um partido, de uma facção, de uma milícia, de um grupo político ou ideológico. A bandeira do Brasil é de todos os brasileiros e nós precisamos vestir outra vez o verde e o amarelo para a reconstrução do país e para enfrentarmos a Copa do Mundo que vem aí. Todo mundo é verde e amarelo sem nenhum preconceito, nós queremos o conceito da bandeira que é um símbolo nacional. Fora os preconceitos. A bandeira é nossa. Viva o Brasil”, declarou Angelo Oswaldo.
Desde 2013, as cores verde e amarela têm sido utilizadas pelos grupos de extrema direita, que estiveram à frente do poder desde 2018, com a vitória de Jair Bolsonaro (PL) nas eleições. No entanto, em 2022, com a vitória de Lula (PT) e a Copa do Mundo do Catar, diversos movimentos têm sido feitos para que a bandeira do Brasil volte a ser utilizada por todos os grupos do país.
A Sociedade Musical Santaritense, que se apresentou na Praça Tiradentes na manhã de sábado, é formada por pessoas da comunidade do distrito de Santa Rita. O músico mais novo tem 12 anos e o mais antigo tem aproximadamente 70. Além das apresentações, o grupo também é uma escola de música que possui que também contempla alunos infantis bem novos que, em breve, estarão tocando junto com os mais velhos na banda.
“Foi uma satisfação imensa participar do Dia da Bandeira na Praça Tiradentes em Ouro Preto, uma data importante para a nossa Nação. Nós paralisamos durante a pandemia, fizemos algumas gravações e participamos de outros projetos. Com a volta das atividades, participamos normalmente das festividades religiosas, que é o intuito principal da nossa banda e apresentações civis na nossa comunidade”, contou o maestro da Sociedade Musical Santaritense, Daniel Coelho.
Jornalista graduado pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), tendo passagens pelo Mais Minas, Agência Primaz e Estado de Minas.
[…] + Prefeito de Ouro Preto faz ato de “resgate” da bandeira do Brasil na Praça Tiradentes: “Tod… […]