A Prefeitura de Ouro Preto deu início em maio ao processo de Revisão do Plano Municipal de Saneamento. Com o apoio da comunidade, servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e representantes da Consane traçaram juntos, por meio das oficinas, as demandas referentes a cada território.
Na primeira semana, além da sede, foram envolvidos os distritos de Antônio Pereira, Santa Rita e Amarantina.
Mariele Aparecida, representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ouro Preto, participou no dia 23 de maio, no distrito de Santa Rita, das oficinas de revisão do plano. Segundo ela, o saneamento é um dos principais impulsionadores que contribuíram para o desenvolvimento da região. Ela afirma que “com a reunião e a distribuição das informações, fica melhor para a população saber o que está acontecendo dentro do nosso município”.
Já Solange Estevam, moradora do distrito de Amarantina, ressalta a importância da oficina. “A reunião serviu para esclarecer o que é e para que serve o saneamento básico, e como ele é importante para o ser humano”, afirma Solange.
Vale destacar que o saneamento é o principal responsável por proporcionar serviços essenciais para o avanço socioeconômico e sustentável de uma região, como abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana, gestão de resíduos sólidos e drenagem urbana.
Caso ainda não tenha participado das oficinas, não se preocupe, ainda há tempo! Entre os dias 01 e 04 de julho a Prefeitura de Ouro Preto dará continuidade ao processo de revisão no Município.
Leia também:
- Prefeitura de Ouro Preto desapropriará terras da Novellis para construção de habitações
- Sine Ouro Preto oferece cerca de 600 vagas de emprego
Acompanhe a programação a seguir do Plano de Saneamento:
01/07/24 (Segunda-Feira) – 18h30 às 21h00
Engenheiro Corrêa (abrangência Miguel Burnier e Mota) – Escola José Estevam Braga (Rua Capelinha, n° 1)
Van saindo da Estação Ferroviária do distrito de Miguel Burnier às 17h00
02/07/24 (Terça-feira) – 18h30h às 21h00
Glaura (abrangência São Bartolomeu) – Salão Comunitário de Glaura (Praça da Matriz, nº 09)
Van saindo da Igreja de São Bartolomeu 17h00 (passa por Maciel e Engenho D’Àgua)
03/07/24 (Quarta-feira) – 18h30 às 21h00
Lavras Novas (abrangência Santo Antônio do Salto) – Escola Municipal de Lavras Novas
Van saindo da Praça da Igreja de Santo Antônio às 17h00, de Santo Antônio do Salto
04/07/24 (Quinta-Feira) – 18:30h às 21h00
Cachoeira do Campo (abrangência Santo Antônio do Leite) – Quadra do Oratório Dom Bosco (Av. Pedro Aleixo)
Van saindo da Igreja Matriz de Santo Antônio do Leite às 17h00
Temos também o formulário online. Veja como participar:
Por meio dele, o cidadão terá a oportunidade de transmitir aos gestores municipais as carências de seu bairro, comunidade, localidade ou distrito, e assim planejar a melhor estratégia para atingir os objetivos a serem realizados, gerando melhor qualidade de vida para a população. Basta acessar os links disponíveis no Qr Code ou acessar,abaixo, conforme sua necessidade:
•Se você tem um Estabelecimento Comercial, acesse: https://forms.gle/LRaQ77kawrHWkZ8R7
• Se você é morador da Zona Rural, acesse: https://forms.gle/CVHAFYFRqEyvrL557
• Se você é morador da Zona Urbana, acesse: https://forms.gle/m9GnKBjykwP6eqxc9
Segundo o secretário de Meio Ambiente, Chiquinho de Assis, a população exerce um papel fundamental com a sua colaboração. Ele destaca que “saneamento básico é feito por todos nós”.
Sua contribuição faz toda a diferença!
Texto por Bernardo Marotta | Revisão por Victor Stutz
Fundado em 1990 por Francelina e Arnaldo Drummond do antigo Instituto de Arte e Cultura da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), o jornal nascia em meio a uma onda democrática, que inspirava os brasileiros naquele momento. Tendo como objetivo levar informação aos cidadãos ouro-pretanos, o Galilé se diferenciava dos demais concorrentes por ser um jornal de opinião, oferecendo um pensamento crítico acerca da realidade ouro-pretana e brasileira.