Parque das Andorinhas: Nascente do Rio das Velhas recebe evento esportivo e cultural

Boulder Parque das Andorinhas Vinícius Terror

Para fechar a semana do Meio Ambiente, o Parque Natural Municipal das Andorinhas (PNMA) será palco de muito esporte e diversão para o público nos dias 8 e 9 de junho. O local vai receber a segunda edição do Esporte e Cultura no Parque das Andorinhas, com a Abertura de Temporada de Montanha (ATM). A entrada para acompanhar o evento e todas as atividades é gratuita.

Praticantes de montanhismo, visitantes e a comunidade ouro-pretana poderão participar das ações desenvolvidas no Parque Natural Municipal das Andorinhas, como oficinas de escalada esportiva, boulder, mountain bike, trekking, highline, corrida de montanha e rapel, além de atividades livres.

O evento tem o objetivo de estimular a prática de atividades esportivas ao ar livre, por meio da realização de “atividades físicas em um ambiente altamente permissível, de interações que vão além do mundo acadêmico”, promovendo a integração entre a Universidade, a comunidade ouro-pretana e o Parque Natural Municipal das Andorinhas, que sediará o evento.

Um evento para toda família, pois além do esporte, o evento terá cervejas especiais, gastronomia e shows com a dupla Dico e Dora, grupo Forropiá e banda Equipe Rock. Em ritmo de festa junina, a Quadrilha Pé de Moleque, do bairro Santa Cruz, vai se apresentar no evento, levando muita tradição e alegria.

No sábado, dia 8 de junho, o Parque ainda vai receber atividade para as crianças de todas as idades com Futebol de sabão, pula pula pequeno e grande, chute a gol, multiplay e piscina de bolinhas. Para animar, haverá show da Binha e a Turma da Brincando de Brincar.

No domingo, dia 9 de junho, o evento recebe a Feira do Produtor, que valoriza a agricultura familiar, incluindo artesanato singular, geleias, licores, doces, plantas exuberantes, hortaliças frescas e uma diversidade de alimentos saborosos.

De acordo com Gilson Antunes, coordenador do evento e diretor da Holofote Cultural, será um momento de alegria e contemplação da natureza. “Teremos shows de forró, sertanejo, rock e infantil, brinquedos, feira da agropecuária e muito esporte que será realizado nas trilhas do Parque das Andorinhas. Muitas pessoas, desde turistas e até mesmo moradores, não conhecem o parque, que fica a poucos quilômetros do centro histórico. A importância do Turismo ecológico vai além da proteção da natureza, pois proporciona uma forte conexão entre a fauna, a flora e o turista”, explica.

“O projeto Esporte e Cultura no Parque das Andorinhas vem celebrar essa importante unidade de conservação, a mais visitada da região dos Inconfidentes, quiçá do campo das vertentes”, afirma Chiquinho de Assis, secretário de Meio Ambiente, que explica que ações como essa mostram as muitas possibilidades de uso do parque respeitando o plano de manejo. “Convidamos os moradores, turistas e visitantes para usufruírem das belezas naturais com esse tempero e esse charme cultural. Venham, curtam e nos ajude a preservar esse templo das águas”, ressalta Chiquinho.

O “Esporte e Cultura no Parque das Andorinhas” é uma realização da Prefeitura de Ouro Preto e Fundação Gorceix, com patrocínio da Herculano Mineração e produção da Holofote Cultural e Instituto Rococó.

Inscrições para a Abertura de Temporada de Montanha (ATM)

Os interessados devem realizar a inscrição pelo formulário https://forms.gle/74hWrGnNGzwyL8Gs5 até durarem as vagas. No dia da atividade, é necessário levar 1 kg de alimentos não perecíveis. Para participar basta ter acima de 18 anos.

Leia também:

Parque Natural Municipal das Andorinhas (PNMA)

O parque foi criado em 1968 e abrangia uma área de um quilômetro de raio tendo como ponto central a própria cachoeira das Andorinhas. Em 2005, a Câmara Municipal de Ouro Preto aprovou o projeto de Lei 69⁄05 estabelecendo novos limites para a Unidade de Conservação (UC), que também passou a ser denominada de Parque Natural Municipal das Andorinhas (PNMA). Atualmente o Parque abrange uma área total de 557 hectares, e tem, entre outros, o objetivo de resguardar e proteger a flora, a fauna e demais recursos naturais (Lei 69, art. 4º, 2005).

Na área do Parque estão localizadas diversas quedas de água, e dentre elas, a de maior destaque e que dá nome ao Parque que é a Cachoeira das Andorinhas. Segundo relato de moradores este nome deve-se ao fato da ocorrência de uma grande quantidade de andorinhas que se deslocam para o vale encaixado da cachoeira na época de reprodução, construindo assim seus ninhos nas fendas dos afloramentos rochosos presentes na paisagem da cachoeira.

Programação do Esporte e Cultura no Parque das Andorinhas

08 de junho (sábado)

08h00 – Palestra Gustavo Athayde: Noções de mínimo impacto em unidades de conservação
08h30 – Cadastramento dos Atletas
09h00 – Oficinas Boulder, Highline e Corrida de Montanha
09 às 14h – Espaço Kids: Futebol de sabão, chute a gol, pula pula pequeno e grande, multiplay e piscina de bolinhas
11h00 – Show Binha e a Turma da Brincando de Brincar
13h00 – Rapel
14h00 – Show Forropiá
16h00 – Quadrilha Pé de Moleque (Santa Cruz)
16h30 – Sorteio de brindes

09 de junho (domingo)

08h00 – Cadastramento dos Atletas
09h00 – Oficinas: Mountain Bike, Escalada Esportiva e Trekking
09 às 13h – Feira de Agropecuária
10h00 – Show Dico e Dora
14h30 – Show Equipe Rock
16h00 – Sorteio de brindes

Mais informações no site https://andorinhacultural.com.br

Monitores

Renato Salit (trekking): De maneira a se redescobrir durante o período da COVID-19 com a oportunidade de trabalhar no Parque Natural Municipal das Andorinhas, Renato Salit se tornou mais amante da natureza e também proporciona caminhadas com trilheiros(as) em belíssimas paisagens do município.

André Zaponi (highline): Foi apresentado ao slackline em 2014, no mesmo ano em que iniciou os primeiros passos no highline, onde segue caminhando até então. Foram diversas as linhas conquistadas e caminhadas nesse tempo, principalmente no nordeste do Brasil onde juntamente com um grupo de amigos, os Camisa Florida, levamos o highline para todos os estados da região. Em 2015 foi apresentada a escalada e foi o complemento que faltava tanto na variedade de diversão, quanto na parte de segurança é respeito pelas montanhas. Na área profissional atua em acesso por cordas e resgate industrial desde 2019, sendo registrado pela Associação Brasileira de Empresas de Acesso por Cordas (ANEAC).

Fábio de Melo (escalada esportiva, boulder e rapel): Escalador e montanhista ouro-pretano com experiência de mais de 15 anos no esporte. Fez parte da idealização da primeira edição do OUROBOULDER em 2006. Guia de Montanha certificado pelo Exército Brasileiro, foi o primeiro brasileiro a representar o Brasil na escalada nos Jogos Mundiais Militares de Inverno realizados em 2010 na Itália. Com centenas de conquistas nacionais e internacionais, foi indicado ao prêmio Mosquetão de Ouro em 2016 pela via “Los Inconfidentes” nos Andes. Membro Idealizador e Fundador da SIME, onde atua como Diretor Executivo, é atuante na disseminação da cultura de montanhismo local e responsável pela formação de diversos escaladores locais.

Gustavo Broglio (escalada esportiva e boulder): mateiro desde menino por influência dos avós, começou a escalar em 2019. Também é canonista e técnico em acesso por cordas para trabalho em altura, onde adquiriu vasta experiência em procedimentos de segurança. Participou de conquistas de vias no Parque das Andorinhas e em Lavras Novas. Membro Idealizador e Fundador da SIME, atualmente faz parte da Diretoria Técnica como suplente e responsável pela arte gráfica da sociedade. É atuante na disseminação da cultura do montanhismo e responsável pela formação de novos escaladores da região de forma voluntária.

Marcos Knupp (mountain bike): ciclista amador, incentivador da modalidade MTB e amante do esporte e do PNMA. Atualmente é professor do curso de Turismo da UFOP e atua com projetos voltados ao desenvolvimento local sustentável.

Denilson Maciel (mountain bike): apaixonado por Bike desde criança, começou a participar de competições de mountain bike em 2013. Desde então, o MTB virou uma paixão e hoje faz parte da sua rotina de vida. O estilo de vida saudável e o contato com a natureza são os principais benefícios que o esporte faz toda diferença em seu cotidiano. Atualmente, paralelo às competições, contribui nos projetos de revitalização de trilhas de MTB no Parque das Andorinhas.

Leiene Quites (corrida de montanha): corredora apaixonada que começou sua jornada em 2018 com o intuito de melhorar sua qualidade de vida. Sua paixão pela corrida em trilhas logo a cativou, levando-a a se aventurar em distâncias cada vez maiores na corrida de montanha. Em 2022, ela descobriu Skyrunning, uma modalidade desafiadora que combina corridas em montanha com níveis de escalada. Leiene não apenas participou de seletivas para representar o Brasil no Masters 2023 na Itália, mas também foi selecionada. A oficina proposta por Leiene visa compartilhar suas experiências e aprendizados no mundo da corrida, proporcionando uma troca valiosa de conhecimentos com os participantes.

Artur Teixeira Mendes (highline): Com apenas 23 anos já pratica slackline há 7 anos. Em meados de 2021 teve o primeiro contato о highline e com escalada e desde então nunca mais parou. Promove e participa de encontros de Slackline e Highline em diversas localidades do Brasil.

Notícias relacionadas

Leave a Comment