Prefeitura de Ouro Preto institui PADE como política pública

Prefeitura de Ouro Preto institui PADE como política pública

Na última quarta-feira (05), o prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo, realizou um evento para assinar a lei que institui o Plano de Apoio à Diversificação Econômica (PADE) como política pública. A iniciativa busca fomentar novas oportunidades de negócios e alternativas para geração de renda no município.

Leia também: Prefeito de Ouro Preto ataca mineração: “Por muito menos tivemos a inconfidência mineira”

Durante o evento, o prefeito destacou a importância de ter outras opções além da mineração para gerar emprego e renda na região.

“Estamos falando em diversificação da economia. Quando se fala em diversificação é porque nós somos dependentes de uma atividade maior ou de uma atividade centralizadora de recursos que é a mineração. Nós sabemos que a mineração é importante, mas ela já está se esvaziando em Ouro Preto. Hoje ela se concentra muito em Mariana, Santa Bárbara de um lado e Itabirito Congonhas de outro. Com isso a receita de Ouro Preto caiu muito nos últimos anos. Então é hora de nós prepararmos a economia para enfrentar os novos tempos, com oportunidades diversas na indústria no comércio e no serviços. Especialmente valorizando a agricultura familiar no interior do município e as diversas facetas do turismo. O turismo de negócios, turismo de eventos , turismo religioso, turismo de aventura. turismo ecológico. Nós temos um potencial magnífico para isso”, disse Angelo para a Rádio Real FM.

Ao lado do prefeito Angelo Oswaldo, estava o secretário de Desenvolvimento Econômico de Ouro Preto, Felipe Guerra, que também destacou a importância da implementação do PADE como política pública. Ele afirmou que a medida é fundamental para pensar no futuro do município e garantir sua sustentabilidade econômica e social.

“Isso é a garantia que nós teremos as ações de médio e longo prazo garantidas, independente do prefeito. O Angelo sempre nos cobrou muito para que a gente transformasse as ações do governo em políticas públicas. A gente sabe que o grande mal da política das cidades é quando troca as vezes o poder, param certas ações, mesmo sendo boas ou ruins e se iniciam outras. E colocando como política pública, a gente tem a garantia que essas ações de diversificação econômica em nosso município serão cumpridas”, disse Felipe Guerra ao abrir o evento.

Leia também: Ouro Preto fora da disputa por aeroporto; prefeito aprova “Bandeirinhas” em Lafaiete

PADE: O QUE É O PLANO DE APOIO À DIVERSIFICAÇÃO DA ECONOMIA DE OURO PRETO

O Plano de Apoio à Diversificação Econômica (PADE) é um projeto iniciado em parceria entre a Prefeitura de Ouro Preto, a Samarco e a Plan Soluções, com o objetivo de fomentar oportunidades e gerar mais crescimento econômico na cidade, buscando alternativas além da mineração. Dividido em cinco eixos principais (Empreendedorismo, Agropecuária, Aproveitamento de Rejeitos, Turismo e Tecnologia e Inovação), o PADE já tem ações concluídas, como a criação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia e a reativação do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CONDES). A governança do PADE será feita pelo CONDES, com a ajuda de entidades, poder público e sociedade civil organizada que elaboraram as diretrizes do plano.

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

2 Thoughts to “Prefeitura de Ouro Preto institui PADE como política pública”

  1. […] Leia também: Prefeitura de Ouro Preto institui Plano de Desenvolvimento como política pública […]

  2. […] Leia também: Prefeitura de Ouro Preto institui Plano de Diversificação Econômica como política pública […]

Leave a Comment