A prefeitura de Ouro Preto divulgou através de seu Diário Oficial, um edital de uma eleição para o Conselho Tutelar do Município. De acordo com o edital 02/2023, serão 20 vagas: 5 titulares e 5 suplentes para atuar na sede (Ouro Preto) e microrregião (distritos) e 5 titulares e 5 suplentes para atuar em Cachoeira do Campo e microrregião (distritos). O prazo para a inscrição vai do dia 2/5 até 31/05. As inscrições podem ser realizadas exclusivamente pelo cmdca@ouropreto.mg.gov.br.
Leia mais: Vereadores discutem acaloradamente em plenário da Câmara de Ouro Preto
No ato da inscrição o(a) candidato(a), no momento do preenchimento do requerimento de registro da candidatura, deverá informar para qual Conselho Tutelar deseja candidatar A jornada de trabalho é de 40 horas semanais, com dedicação exclusiva, e a remuneração oferecida é de R$ 3.315,42 mensais. O período de atuação é de 4 anos, de 2024 a 2027.
O processo seletivo será dividido em três etapas. Na primeira etapa, serão analisados os documentos dos candidatos após a inscrição, que ocorre de 2 a 31 de maio. A prova de aferição de conhecimentos será realizada na segunda etapa, em 25 de junho de 2023. A eleição dos candidatos será realizada por meio de voto em 1º de outubro de 2023.
Leia mais: UFOP registrou 77 denúncias de assédio desde 2019; ALMG discute medidas
Os interessados em participar do processo seletivo devem consultar o Edital nº 02/2023 – CMDCA para verificar os requisitos necessários para a candidatura e documentos para a inscrição. Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) através do e-mail cmdca@ouropreto.mg.gov.br. O processo eleitoral é de responsabilidade do CMDCA.
O conselheiro tutelar é um agente público responsável por zelar pelo cumprimento dos direitos das crianças e dos adolescentes, conforme estabelecido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Dentre as atribuições do Conselho Tutelar de Ouro Preto, destacam-se:
- Atender e aconselhar os menores em situação de risco, como abuso ou negligência, violência doméstica, exploração sexual, trabalho infantil, dentre outras;
- Realizar visitas domiciliares para verificar as condições de vida das crianças e adolescentes;
- Encaminhar os casos de abuso, negligência, violência e outras formas de violação dos direitos das crianças e dos adolescentes aos órgãos competentes, como o Ministério Público, o Juizado da Infância e Juventude, entre outros;
- Acompanhar os casos de crianças e adolescentes em situação de risco, buscando soluções para as problemáticas identificadas;
- Atuar em conjunto com outros órgãos e entidades governamentais e não governamentais para a garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes.
O conselheiro tutelar exerce um papel fundamental na proteção e promoção dos direitos das crianças e adolescentes, sendo uma figura essencial para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então Siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.