Um teto é tudo: primeiras casas do Residencial Vila Alegre são entregues em Cachoeira do Campo

O sorriso no rosto da Dona Raimunda tem um motivo: a sua tão sonhada casa foi entregue, aos seus 85 anos de vida. Ela e mais quatro mulheres chefes de família foram agraciadas com as primeiras unidades habitacionais entregues pelo programa “Um Teto é Tudo”, da Prefeitura de Ouro Preto. As primeiras chaves foram repassadas em mãos às agraciadas, em uma cerimônia recheada de emoção.

Um teto é tudo: primeiras casas do Residencial Vila Alegre são entregues em Cachoeira do Campo, Ouro Preto
A ‘mesa’ de autoridades. Foto: Igor Varejano

O distrito de Cachoeira do Campo recebeu diversas autoridades na manhã desta quarta-feira (08) para o evento. O prefeito Angelo Oswaldo (PV) e a vice Regina Braga (Republicanos) receberam o deputado federal Miguel Angelo (PT) e Aida Anacleto, representante do deputado Rogério Corrêa (PT). Também presentes na cerimônia, em nome do Executivo, estavam o secretário de governo Yuri Assunção, o secretário de Obras Franklin Evangelista, a secretária de Desenvolvimento Urbano Camila Sardinha e o gerente de Habitação Pedro Moreira. Da Câmara de Ouro Preto, participaram o vereador Wanderley Kuruzu (PT), a vereadora Lilian França (PDT), o vereador Vantuir (PSDB) e o vereador Naércio Ferreira (Republicanos).

O EVENTO DE ENTREGA DAS CASAS EM CACHOEIRA DO CAMPO

No total, 59 moradias serão entregues como parte do compromisso da Prefeitura com a habitação em Ouro Preto. O evento marca um novo começo na vida das famílias beneficiadas, e as obras no bairro Vila Alegre devem ser concluídas em 15 meses, com a entrega das moradias à medida que as obras forem finalizadas.

Em uma entrevista ao Jornal Galile, o prefeito Angelo Oswaldo destacou que o programa habitacional “Um Teto é Tudo” é uma importante prioridade para a cidade de Ouro Preto. Ele tem trabalhado para recuperar recursos a fim de expandir a habitação. Mencionou também a parceria com o programa “Minha Casa, Minha Vida” do presidente Lula, visando ampliar a atuação da Prefeitura na área de habitação, não apenas para famílias de baixa renda, mas também para funcionários da Prefeitura e pessoas da classe média que buscam uma moradia adequada.

“O programa habitacional ‘Um Teto é Tudo’ é uma prioridade e um dos projetos sociais mais importantes que temos em Ouro Preto. Estou recuperando recursos que estavam na Caixa Econômica desde que saí da Prefeitura em 2012, e com isso já avançamos bastante. Agora, com o presidente Lula e o programa ‘Minha Casa, Minha Vida’, vamos ampliar ainda mais a atuação da Prefeitura de Ouro Preto no campo habitacional, abrangendo a cidade e os distritos, proporcionando moradias em locais seguros e firmes.”

destacou o prefeito ao Galilé.

Lucimar, ao lado de seus filhos e netos, não escondia a felicidade ao ver o seu teto. O acabamento da construção foi elogiado por ela e as outras agraciadas.

O gerente de Habitação Pedro Moreira trouxe a informação de que as famílias terão liberdade para fazer ampliações e modificações nas unidades habitacionais, e esses documentos também já foram entregues. Moreira foi outro que não escondeu a emoção e alegria ao ver as famílias finalmente receberem suas casas após anos no aluguel social.

“Muita emoção e alegria para todos nós que acompanhamos essas famílias. A luta no aluguel social, a gente viu essas pessoas mais de 20 anos nessa situação e, agora, receberem essas casas, é motivo de grande alegria. É gratificante ver que o programa que construímos tem tido muito sucesso, e as famílias que o receberam possuem uma legitimidade inquestionável.”

expressou Pedro ao Galilé.

O prefeito aproveitou para destacar que em seu governo, o valor do Aluguel Social aumentou, bem como a atenção para com a habitação em geral, com a criação da secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação.

A entrega das casas se deu uma a uma, com o chefe do executivo entregando as chaves e documentação mão a mão das famílias. Um fato interessante que marcou o evento foi a informação de que todas as cinco casas são comandadas por mulheres, que há anos lutam por moradia e recebendo o benefício do subsídio de moradia.

Conforme as faixas foram caindo, lágrimas caiam dos olhos das mulheres que agora possuem um teto para chamar de seu. O vereador Kuruzu, ao lado de Lucimar da Silva, que foi beneficiária do Aluguel Social por mais de 20 anos, destacou a importância da união e organização das famílias na conquista dessas casas.

“Lucimar está há mais de 20 anos no aluguel social. Toda a equipe da Habitação, nós da ocupação Chico Rei, reconhecemos que essa vitória é, sobretudo, uma conquista para este povo que nunca desistiu da luta, perseverou, permaneceu unido, organizado, e finalmente conquistou.”


ANÚNCIO DE PARCERIA COM O MINHA CASA MINHA VIDA

Para além da entrega das casas às famílias, o secretário de Governo Yuri Assunção trouxe os bastidores de sua ida à Brasília no final do mês passado. O membro do executivo destacou que a Prefeitura tem planejamento e plano de ação para pavimentar o caminho da implantação do Minha Casa, Minha Vida, faixas 1, 2 e 3 na cidade.

O jornal Galilé antecipou que a secretaria de Desenvolvimento Urbano tem 1300 casas como projeto de médio e longo prazo em Ouro Preto. O deputado Federal Miguel Angelo confirmou o compromisso do seu mandato com a cidade de Ouro Preto, se colocando a disposição para ser uma ponte entre o executivo municipal e federal.

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe

Notícias relacionadas

One Thought to “Um teto é tudo: primeiras casas do Residencial Vila Alegre são entregues em Cachoeira do Campo”

Leave a Comment