Em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a Prefeitura de Ouro Preto apresentou, através da Secretaria de Meio Ambiente, o Plano Municipal da Mata Atlântica, além de outras ações focadas em preservar as áreas de conservação do município. O secretário de Meio Ambiente, Chiquinho de Assis, deu uma entrevista ao repórter Antonio Isidoro, da rádio Real FM.
Chiquinho destacou a importância do plano e das ações de preservação, afirmando: “A gente tem que celebrar a vida celebrando o lugar que a gente vive e o meio ambiente é tudo isso. Então, a gente está aqui, unidos, todos em prol do reconhecimento de pessoas que contribuíram. Vai ter uma entrega aqui do mérito ambiental também. Vamos entregar ao Conselho Municipal de Meio Ambiente o Plano Municipal da Mata Atlântica, que é o nosso grande compromisso em preservar esse bioma tão importante. Dentro das ações do plano, vamos lançar a unidade de conservação do Parque das Candeias, que hoje abrange uma área com quadra, mas que será estendida para uma área de proteção maior, onde está a nascente do Córrego do Azedo”
O secretário ressaltou que, dos mais de 800 municípios mineiros, apenas 20 possuem um plano da Mata Atlântica, e Ouro Preto é um deles. “Foi um trabalho que começou há muito tempo, com várias oficinas e parcerias, incluindo o Instituto Estadual de Florestas.”
Leia também:
- Cavalos nas ruas: Ouro Preto pode aderir ao ‘Curral Regional’
- Contrato, Tarifa Zero e itinerário dos distritos são assuntos da visita da Rota Real à Câmara de Ouro Preto
O prefeito Angelo Oswaldo também comentou a importância da data: “O Dia do Meio Ambiente é um dia para refletir sobre os grandes desafios ambientais no mundo contemporâneo. Vemos desastres, como o ocorrido no Rio Grande do Sul, e lembramos dos deslizamentos em Ouro Preto durante as chuvas. É crucial termos consciência dos riscos. Sabemos que nossos rios estão poluídos e que nossos morros podem sofrer deslizamentos. O meio ambiente é uma meta de qualidade que devemos construir. Estamos com várias frentes de estudo e projetos concretos para eliminar voçorocas na área urbana de Cachoeira do Campo e outras regiões. O meio ambiente é um desafio que nos une na busca por soluções e um comportamento engajado na defesa da qualidade de vida, do solo, do ar e da água.”
Ricardo Ayres Loschi, presidente do supervisor regional do Instituto Estadual de Florestas (IEF), valorizou a cidade de Ouro Preto: “Para nós, é uma satisfação estar aqui hoje. Ouro Preto é um xodó para a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, devido às unidades de conservação e às nascentes do Velhas e do Paraopeba. Temos trabalhado na organização do território municipal para considerar as aptidões conservacionistas e produtivas de cada propriedade. Ouro Preto está à frente, junto com outros municípios da região, em termos de preservação ambiental e parcerias essenciais entre município, estado e diversos outros parceiros.”
Com essas ações, Ouro Preto reforça seu compromisso com a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável, destacando-se como um exemplo a ser seguido na gestão de áreas de conservação e na proteção da Mata Atlântica.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.